Prefeitura de Niterói apresenta medidas para melhorar o trânsito matinal no eixo São Francisco-Centro PDF Imprimir E-mail

24/05/2017 - O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, anunciou nesta quarta-feira (24/05), um pacote de medidas que tem como objetivo melhorar, em um curto prazo, a fluidez do trânsito matinal no eixo São Francisco-Centro. A necessidade de ajustes e o planejamento das ações foi definido após reuniões com representantes da Secretaria Municipal de Urbanismo, NitTrans e EcoPonte. O prefeito também fez um balanço dos 17 dias de funcionamento do túnel Charitas-Cafuba, que neste período já recebeu cerca de 200 mil veículos.

De acordo com o prefeito, nesses 17 dias de operação do túnel já foi possível observar melhorias no rush da tarde na Zona Sul, Pendotiba e do Largo da Batalha, que sofriam com grandes retenções. “Tivemos uma performance de praticamente 100% na melhoria do tráfego para essas áreas após a abertura do túnel. Também registramos um ganho expressivo no tempo de deslocamento para a Região Oceânica, sobretudo no rush da tarde, que era de quase um hora e meia, da zona Sul para a Região Oceânica está sendo feito em 20 minutos. Portanto, as pessoas ganharam praticamente uma hora por dia neste trajeto”, diz.

O prefeito enfatizou que o grande desafio continua sendo o ajuste no rush da manhã, quando há retenções na Ponte Rio-Niterói. Foram realizadas reuniões com a diretoria operacional da Ponte para ajustes dos ônibus que não estavam autorizados a embarcar e desembarcar passageiros no ponto da Ilha do Mocanguê. Além disso, mais 15 agentes de trânsito atuarão, sobretudo na parte da manhã, reforçando a operação de trânsito em São Francisco e Charitas.

Outra medida é a mudança de itinerário da linha 52 (Baldeador-Itaipu), que terá seu trajeto alterado e agora passará pelas Avenidas Rio Barbosa (sentido São Francisco/Charitas) e Quintino Bocaiúva (sentido Charitas), seguindo para Itaipu pelo túnel Charitas-Cafubá. “Vou assinar este decreto hoje e a partir de sábado esta medida já deverá estar valendo”, diz o prefeito.

O prefeito ressaltou, ainda, que com a abertura da garagem subterrânea de Charitas serão possíveis mudanças no estacionamento no lado direito das pistas da Quintino Bocaiuva e Prefeito Silvio Picanço, que também irão contribuir para reduzir as retenções nestes trechos.

“A conclusão da instalação dos sinais inteligentes no trecho de Charitas até o fim da Avenida Marquês do Paraná, no acesso à Ponte, dentro de 15 dias, irá contribuir ainda mais para a performance do túnel. No segundo semestre também iremos inaugurar o mergulhão da Praça da Renascença, que junto com o túnel Charitas-Cafubá, que faz parte da TransOceânica, representam as maiores obras de mobilidade urbana da cidade”, enfatiza.

O prefeito também anunciou que vem reivindicando, junto ao Governo do Estado, a redução da tarifa do catamarã de Charitas. “A estação de Charitas tem, atualmente, cerca de oito mil passageiros por dia, mas será possível chegar a 25 mil passageiros por dia, caso tenhamos uma tarifa mais acessível. A medida visa beneficiar os passageiros que usarem o transporte público coletivo com a implantação da TransOceânica, que será concluída no primeiro trimestre de 2018, com uma faixa exclusiva de BHS, permitindo esta integração”, afirma o prefeito, lembrando a importância do investimento no transporte público de qualidade.  “Com isso, estou convicto que vamos ter uma melhor performance na mobilidade urbana com redução do número de carros”, acrescenta.