Prefeitura de Niterói e Instituto Vital Brazil irão assinar acordo de cooperação em saúde, ciência e tecnologia PDF Imprimir E-mail
30/05/2017 - Um acordo de cooperação entre a Prefeitura de Niterói e o Instituto Vital Brazil (IVB) será assinado em 30 dias. A iniciativa prevê ações voltadas para políticas públicas integradas e relacionadas às áreas de saúde e ciência e tecnologia. A nova parceria foi anunciada nesta terça-feira (30/05), pelo prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, que recebeu o presidente do IVB, Edimilson Migowski, e representantes da diretoria do instituto em seu gabinete.

As medidas fazem parte de um importante trabalho de retomada do IVB, que em 2019 completa 100 anos. Estão previstos o desenvolvimento de um polo antiveneno, o projeto de um museu na área de ciência e tecnologia, além da utilização de biolarvicida no combate à dengue. O acordo também permitirá a redução do Imposto Sobre Serviços (ISS) de 5% para 2% e isenção do IPTU.

“É um orgulho para Niterói sediar essa instituição tão importante. Neste acordo, vamos reduzir o ISS que é pago pelo instituto na produção de seus insumos. Assim como todas as instituições do Estado, o IVB vive uma crise séria. Vamos buscar também a isenção do IPTU para que possam atravessar esse momento difícil. O instituto está fazendo o seu dever de casa para sua autossustentabilidade. Através desse acordo, a prefeitura vai criar uma série de incentivos para consolidação do IVB como uma das principais instituições de ciência e tecnologia e saúde do estado”, afirma o prefeito.

O presidente do IVB, Edimilson Migowski, ressaltou a importância destas iniciativas para o crescimento da instituição, que se prepara para comemorar seu centenário.

“Estou impressionado com a administração que o prefeito Rodrigo Neves vem implementando em Niterói. Esse tipo de ação vai ser muito importante. A redução do ISS não vai implicar em redução de arrecadação, ao contrário. Nós, da atual gestão do IVB, decidimos fazer as novas plantas de produtos sintéticos em Niterói. Abrimos mão de ir para outros municípios e aumentar o nível de emprego na cidade. A ideia é não só manter o IVB, como ampliar sua atuação. O IVB tem enorme capacidade de execução, pessoas talentosas, professores, doutores cedidos para a instituição e apostamos neste crescimento”, diz Migowski.

A secretária municipal de Saúde, Maria Célia Vasconcellos, destaca que a parceria trará resultados muito positivos para a cidade.

“O Vital Brazil é um instituto que honra Niterói pelo seu papel preponderante em sua área de atuação. Este acordo chega em um momento muito oportuno para o desenvolvimento tecnológico e também no setor de saúde pública”, enfatiza.

O secretário municipal de projetos estratégicos, ciência e tecnologia, José Seba, reforçou a importância da reunião com a direção do IVB e disse que está bastante impressionado com o trabalho que vem sendo desenvolvido pela atual gestão.

“O instituto teve seu auge na década de 70 e, agora, podermos participar destas ações e tirar do papel projetos importantes para que seu prestígio técnico-científico seja retomado é fundamental”, finaliza Seba.