Nota sobre chuvas em Niterói PDF Imprimir E-mail
21/06/2017 - O volume de chuva registrado em Niterói desde o fim da tarde de terça-feira (20/6) chegou a 170%. O município permanece em estado de atenção, no entanto, a Defesa Civil do Município não registrou ocorrências graves. Houve pontos de alagamento na Zona Sul, Pendotiba e Região Oceânica, áreas mais atingidas pelo temporal.

Em alguns locais, como na Região Oceânica e de Pendotiba, em apenas 12 horas choveu mais do que o esperado para todo o mês. É o caso de Piratininga, onde a chuva ultrapassou em 170% a média mensal, em Itaipu, onde o acumulado foi de 109% e no Badu, em que o índice chegou a 108%.

No Barreto, Morro do Castro, Santa Barbara, Charitas, Várzea das Moças e Maria Paula os acumulados ultrapassaram 50% do esperado para o mês. Já no Centro, Fonseca e Ingá, onde foram registrados os menores volume de chuva na cidade, o acumulado ultrapassou 35% do esperado par ao mês.

“Choveu muito forte em um curto período de tempo, ultrapassando a média mensal em apenas uma noite. Outros fatores, como a ressaca, maré alta e a chegada de uma frente fria contribuíram para aumentar o impacto das chuvas na cidade. As equipes da Seconser, Clin, Defesa Civil e NitTrans estão nas ruas, trabalhando para mitigar as ocorrências e orientar a população”, explica a secretária de Conservação e Serviços Públicos, Dayse Monassa.

Equipes da Seconser estão desobstruindo a rede pluvial com caminhões Vac ALL em diversos pontos da cidade para melhorar o escoamento da água. Em casos de acidentes provocados pela chuva o morador deve acionar o órgão pelo número 199.

A Clin também ressalta a importância de os moradores e comerciantes da cidade colocarem o lixo nas calçadas apenas 1 hora antes do início da coleta. Os horários podem ser vistos no site (http://www.clin.rj.gov.br/?a=horariodecoleta) ou pelo app da CLIN. Se a equipe da Clin vir ou receber uma denúncia sobre a colocação de lixo na rua fora do horário da coleta cobrará uma multa, no valor de R$ 1.459,47. Os munícipes podem denunciar pelo 0800-022-215 ou pelo link da ouvidoria no site (http://www.clin.rj.gov.br/?a=ouvidoria).