Prefeitura planta pomar urbano em Charitas PDF Imprimir E-mail

26/06/2017 – Em alguns meses quem passar pela Avenida Silvio Picanço vai sentir literalmente aquele gostinho de campo. O canteiro central, que fica em frente a comunidade do Preventório e a restinga da praia de Charitas, ganhou uma nova área verde com o plantio de mais 60 mudas de árvores frutíferas como cajueiros e pitangueiras. Todo o trecho receberá um total de 500 mudas. Com isso, a cidade ganha o seu terceiro Pomar Urbano, uma iniciativa da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos da Prefeitura de Niterói (Seconser), como parte do Projeto Verdes Notáveis. O projeto, que já plantou cerca de 5.300 árvores em vários bairros da cidade, tem como objetivo plantar mudas nativas da Mata Atlântica em locais onde não conflitem com o mobiliário urbano.

Niterói foi uma das primeiras cidades da Região Metropolitana a disponibilizar o Pomar Urbano para a população. Além deste novo espaço em Charitas, o Campo de São Bento e a comunidade do Palácio já contam com as mudas frutíferas, somando 450 árvores, entre Caju, Pitanga, Acerola, Cajá, Manga, Aroeira, Paineira, Graviola e Baba de Boi, entre outras. Em menos de um ano o Pomar Urbano do Campo de São Bento já começou a dar os seus primeiros frutos.

Dentre as espécies nativas da Mata Atlântica que vêm sendo plantadas na cidade estão ainda Pau Ferro e Ipê, além de árvores frutíferas de restinga como Aroeira e Abricó.

“Esta proposta busca promover interação com o meio ambiente. A população pode acompanhar o desenvolvimento das espécies, ajudar a cuidar e preservar as mudas e consumir seus frutos. É um diferencial para a cidade. Com o plantio das espécies nos bairros através do projeto Verdes Notáveis e com os pomares urbanos estamos não só melhorando o ar da cidade como deixando as vias mais bonitas , frescas e com um ambiente mais agradável para a população”, comentou a secretária de Conservação e Serviços Públicos, Dayse Monassa.

Responsável pelo setor de Arborização Urbana da Seconser, o biólogo Alexandre Moraes acredita que, em poucos meses, os primeiros frutos poderão ser vistos e colhidos por quem passar pelos locais de plantio à exemplo do que já aconteceu no Campo de São Bento cujo mamoeiro foi o primeiro a dar frutos.

“Desde o início do projeto Verdes Notáveis a gestão está investindo no enriquecimento das espécies arbóreas da cidade e principalmente ajustando o plantio que está sendo feito com espécies adequadas ao mobiliário urbano, para não gerar conflito com a fiação aérea. Os cidadãos de Niterói são bastante engajados a questões ambientais, a ideia do Pomar Urbano é aproximá-los ainda mais”, explicou Alexandre.