Festa de Itaipu acontece neste final de semana em Niterói PDF Imprimir E-mail
itaipu
05/07/2017
Além de ir praia, saborear as comidas típicas da festa e curtir os shows, o visitante também pode aproveitar e conhecer o Museu de Arqueologia de Itaipu.

Uma das festas mais tradicionais de Niterói acontece a partir desta sexta-feira (07-07) na praia de Itaipu, na Região Oceânica. Organizada pela Colônia de pesca Z-7 e com o apoio da Niterói Empresa de Lazer e Turismo (Neltur), da Prefeitura de Niterói, a festa promete alegrar o bairro e movimentar o turismo da região com inúmeros shows, além de comidas típicas e parque de diversão. E para quem ainda não conhece, a dica é fazer uma viagem ao tempo e visitar o Museu de Arqueologia de Itaipu, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional,  que fica próximo as dunas.

Quem passar pelo  o museu poderá conhecer a exposição permanente “Percursos do Tempo Revelando Itaipu”, que revela a pluraridade cultural e o modo de viver dos povos que ali viveram. A visita é mediada por funcionários do museu uma construções antiga que fica em meio a beleza natural .No local existe também o sítio arqueológico que abrigou os povos, que viveram nesta parte litorânea há aproximadamente 5 mil anos atrás.

Entre suas atividades culturais estão: ação educativa com visitas mediadas e realização de oficinas; Pesquisa e Museologia com a realização do Inventário Participativo de Pessoas e Memórias: projeto de pesquisa e registro audiovisual das memórias dos moradores de Itaipu; Eventos: Feira de economia solidária (feira de alimentos orgânicos e de artesanato – aos sábados, das 9h às 16h). O MAI recebeu neste ano, até o mês de junho mais de 3 mil visitantes.

Em dias normais de funcionamento oferece visitas guiadas, mas às segundas-feiras – quando está fechado ao público – pode-se agendar, gratuitamente, ensaios fotográficos.

Segundo o presidente da Neltur, José Guilherme do Vale Azevedo, moradores da cidade, visitantes e turistas terão uma opção completa de lazer, história e cultura, neste final de semana em Itaipu.

Ele destaca que o passeio completo inclui aproveitar a bela paisagem, a praia de Itaipu e degustar os melhores pratos de frutos do mar no Polo Gastronômico da Região Oceânica, na beira da praia e o pôr-do-sol no final da tarde. À noite, as atrações são comidas típicas , shows e forró, com  a festa tradicional de São Pedro de Itaipu.

“Para  José Guilherme, Itaipu com seus apelos e a festa de São Pedro movimentam a economia da cidade, através dos seus polos gastronômicos, transporte, rede hoteleira e comércio de produtos típicos”.

Visitação do Museu Arqueológico de Itaipu:

De terça a sexta, das 10h ás 17h/Sáb., Dom. e feriados, das 9h às 16h.

Visitações Orientadas:

De terça a sexta, das 9 às 17h.

Tels: +55 (21) 3701-2994/+55 (21) 3701-2966

FESTA DE SÃO PEDRO DE ITAIPU – Dias 7 8 e 9 de julho.

Haverá shows musicais com vários gêneros musicais como axé, pagode e sertanejo, além de barraquinhas de comidas típicas e parque de diversão.

SEXTA-FEIRA-07 DE JULHO

19:30-Abertura da Festa com bênção do Padre José da Paróquia São Sebastião.

20:00hs; DJ

22:00-BANDA DE FORRÓ

00:00-BANDA AXERÊ-(VARIEDADES-POP-MPB-SERTANEJO)

02:00-BANDA DERÊ E JONATAN ALEXANDRE (PAGODE)