logo

logo

Licitações FeSaúde

SEPLAG – UGP/CAF

Licitações SMEL

Licitações Sexec

SMO-UGP/BID

Licitações SMEL


Início
Niterói celebra o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais PDF Imprimir E-mail

24/07/2017 – O Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais é celebrado 28 de Julho em todo Brasil. Lembrando a importância da data, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) está realizando até a sexta-feira (28), das 9 às 17h, a campanha de testagem rápida das hepatites B e C e vacinação de hepatite B nas policlínicas, unidades básicas e módulos do Programa Médico de Família do município. Dentre as ações, estão à intensificação dos testes rápidos, informações sobre cada tipo de hepatite e orientações sobre a vacinação contra a hepatite B nos espaços. Além disso, escolas e salões de beleza próximos das unidades de saúde vão receber atividades educativas.

As hepatites B e C são doenças infecciosas que afetam o fígado, podendo evoluir para a hepatite crônica, que tem como principais complicações a cirrose hepática e o câncer de fígado. Essas hepatites podem ser transmitidas por transfusão de sangue; compartilhamento de agulhas, seringas, canudos ou cachimbos; exposição percutânea, ou de mucosa, a sangue ou fluidos corpóreos; relações sexuais sem uso de preservativos; uso compartilhado de escova de dente, alicate de unha, barbeadores e lâminas; hemodiálise; transplante; e tratamento dentário.

O uso de preservativo em todas as relações sexuais para a prevenção é fundamental. As diretrizes de prevenção também incluem o não compartilhamento de agulhas e outros objetos que furam, cortam, ou e que entrem em contato com as mucosas e que estejam contaminadas. No caso da hepatite B, a vacinação é a principal forma de prevenção e está disponível em todas as unidades de saúde para indivíduos com idade até 49 anos. Grupos considerados de alto risco de exposição ou alta suscetibilidade também devem ser vacinados nas unidades da rede.

Carlos Henrique Gomes das Neves, 34 anos, esteve na Policlínica Carlos Antônio da Silva na tarde desta segunda-feira (24) para se inscrever no grupo de tabagismo. Quando soube da campanha de testagem, imediatamente realizou o procedimento. “É uma iniciativa muito importante para saber se temos a doença ou não”, afirmou Carlos.

Os testes rápidos para hepatites B e C, realizados para diagnosticar possíveis casos das doenças, também são considerados métodos preventivos, principalmente às gestantes durante o pré-natal, e no caso da hepatite C, às pessoas com idade entre 45 e 65 anos.

A secretária municipal de saúde de Niterói, Maria Célia Vasconcellos, explica que campanhas como essa são importantes para que as pessoas estejam conscientes dos riscos de contrair doenças e as formas de prevenção.

“Com a campanha, informamos e alertamos a população que a prevenção é o melhor método de combater essas doenças. Por isso, é fundamental que datas como essa estejam inseridas em nosso calendário”, declara a secretária, reforçando que FMS oferece os testes rápidos e a vacina, no caso da hepatite B, gratuitamente nas unidades da rede.


Outras atividades – Integrando as atividades do Julho Amarelo, haverá também a reinstalação da Frente Parlamentar das DST/AIDS e HEPATITES VIRAIS de Niterói no Auditório da Câmara Municipal de Niterói, dia 27/7, às 18h. Encerrando as atividades, a ONG Genesis irá promover uma conscientização da população no Campo de São Bento, dia no dia 29, de 9h às 15h.

 


Prefeitura Municipal de Niterói
Rua Visconde de Sepetiba, 987 - Centro - Niteri - RJ