Revitalização do Rio Icaraí está a todo vapor PDF Imprimir E-mail

rio-icarai

01/08/2017 – Está a todo vapor a obra de revitalização do trecho do Rio Icaraí que passa pelo canal do Campo de São Bento. A ação, que está sendo realizada pela Prefeitura de Niterói e a concessionária Águas de Niterói, começou nesta segunda-feira (31/07) e estará concluída em cerca de seis meses. Um dispositivo hidráulico, chamado de Tomada de Tempo Seco (TTS), interceptará o esgoto lançado de forma irregular nas galerias de águas pluviais, evitando o despejo sem tratamento no meio ambiente.

Para diminuição do impacto das intervenções, o sistema de bombeamento foi projetado no arruamento interno, para ser enterrado, não precisando retirar nenhuma árvore do parque.

No primeiro momento, a iniciativa contará com a implantação de uma linha recalque no interior do Campo de São Bento. Essa intervenção consiste no assentamento de tubulações de diâmetro de 300 mm ao longo da rua interna de terra do local. A previsão de conclusão dessa etapa é de 10 dias.

Ana Cristina Valença tem 28 anos e diariamente passeia no local com a filha Thamires, de nove meses. Inicialmente, ela estranhou os tapumes da obra, mas logo entendeu os benefícios do projeto.

“O que achei interessante é que, diariamente, a obra é fechada para que os frequentadores possam usar o local. Se é para preservação do meio ambiente e der mais qualidade para os moradores que passeiam e aproveitam o local, acho ótimo. Essa é uma das áreas mais lindas da cidade, merece ser cuidada”, observou.

Toda a operação do sistema será realizada remotamente, por meio do Centro de Controle Operacional de Esgoto da Águas de Niterói, que fica na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Icaraí. Além disso, técnicos da concessionária acompanharão diariamente o funcionamento desse dispositivo no local.

“Independentemente da implantação desse sistema no Campo de São Bento, é importante ressaltar que a fiscalização para identificação e regularização das contribuições irregulares de esgoto no sistema de águas pluviais continuarão sendo realizadas através do Projeto Se Liga, que é uma parceria da Águas de Niterói com a Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade (SMARHS)”, esclarece o superintendente da Águas de Niterói, Nelson Gomes.

A obra está sendo realizada com todo o cuidado para não prejudicar o meio ambiente.

“A revitalização trará muitas vantagens. Como teremos uma diminuição do fluxo de água no parque, poderemos concretar o fundo do canal o que ajudará muito na manutenção. Um outro fator é que a qualidade do ar no parque irá melhorar muito e não vamos retirar nenhuma árvore do local”, observou Dayse Monassa, secretária municipal de Conservação e Serviços Públicos.