Abertura do mergulhão José Vicente Filho ao tráfego de veículos já apresenta impacto positivo no trânsito do Centro PDF Imprimir E-mail

21/08/2017 – O primeiro dia útil de operação do mergulhão José Vicente Filho, na Praça Renascença, Centro de Niterói, já trouxe impacto positivo para os motoristas que circulam pela região diariamente. Entre 6h e meio-dia, foram 1.380 veículos passando pela nova via. Em toda a região da Praça Renascença foram 2.760 veículos no mesmo período. Já no início do rush da tarde/noite, entre 17h e 18h, passaram pelo novo mergulhão 4.260 veículos. Na região da Praça Renascença foram 8.520 veículos trafegando num intervalo de apenas uma hora.

De acordo com o diretor de operações e planejamento da NitTrans, Alexandre Cony, o impacto no turno da manhã foi de 40% a 50% na fluidez do trânsito no Centro da cidade. “Pequenos ajustes estão sendo feitos, como regulagem do tempo dos sinais luminosos, reforço na sinalização horizontal e vertical e poda de algumas árvores para facilitar a visualização neste trecho”, explica Cony.

Ao longo desta semana, período em que os motoristas estarão se familiarizando com as novas rotas, a NitTrans está atuando no entorno do mergulhão com sete agentes, sendo dois na entrada e um na saída do mergulhão; dois na Jansen de Mello (próximo ao supermercado Guanabara) e dois no Ponto Cem Réis; além de duas viaturas; uma moto e dois reboques (um leve e um pesado).

A obra do mergulhão foi executada pela Ecoponte, como contrapartida pela concessão da Ponte Rio-Niterói, em parceria com a Prefeitura de Niterói. O objetivo é desafogar o tráfego na região, facilitando, inclusive, o fluxo das centenas de ônibus que seguem diariamente do Terminal Rodoviário João Goulart em direção à Zona Norte e a São Gonçalo. Com a abertura da passagem subterrânea ficará mais fácil o acesso à Avenida Jansen de Mello no sentido contrário.

Mudanças no trânsito – Quem sai de Icaraí e do Centro em direção à Alameda São Boaventura passará a contar com três alternativas para acessar a via. Já quem vai para a Avenida do Contorno, basta seguir pela Jansen de Mello. Os motoristas que seguem para a Alameda pela Marquês do Paraná podem acessar a Rua São Lourenço, Avenida Benjamin Constant e a Rua Padre Leandro (atrás da igreja São Lourenço, no Ponto Cem Réis) chegando à Alameda.

Outra alternativa é seguir pela Avenida Jansen de Mello, acessar a Rua Desidério de Oliveira e a Avenida Washington Luiz. E a terceira é seguir pela Jansen de Mello, acessar o retorno próximo ao 12 BPM, virar à direita na Rua Heitor Carrilho (rua da Imprensa Oficial) seguir até a Rua Manoel Pacheco de Carvalho e acessar o mergulhão.

Para os motoristas que vêm da Contorno e da Alameda e precisam voltar para a Contorno, terão que acessar o retorno na Praça Renascença (embaixo da Ponte Rio-Niterói). E os motoristas que fazem este trajeto e precisam seguir para Icaraí e Centro, devem acessar a Avenida Feliciano Sodré e a Avenida Jansen de Mello, como está sendo feito atualmente, ou seguirem direto pela Avenida Feliciano Sodré.

Quem sai da Ilha da Conceição em direção à Avenida do Contorno ou Alameda São Boaventura deve seguir pela Avenida Feliciano Sodré, Jansen de Mello, dobrar à direita na Rua Heitor Carrilho até a Rua Manoel Pacheco de Carvalho e acessar o mergulhão.