Niterói recolheu mais de mil toneladas de lixo na sua orla em 2017 PDF Imprimir E-mail

15/09/2017 – Niterói participa, neste sábado (16), do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias (Clean Up Day), com a atuação de voluntários recolhendo lixo da orla niteroiense. O evento, conhecido internacionalmente como Clean Up Day, vai acontecer em oito pontos do município, das 8h às 12h. Entre janeiro e agosto de 2017, a Companhia de Limpeza de Niterói (Clin) já retirou mais de mil toneladas de detritos nas áreas de orla na cidade.

Nos últimos sete meses deste ano, foram recolhidas 1043 toneladas no entorno de praias, lagoas e rios de Niterói. Nas regiões próximas às lagoas de Piratininga e de Itaipu, são recolhidos, em sua maioria, materiais como entulho de obras e até móveis, descartados de forma irregular pela população. A limpeza nesses entornos é feita manualmente e com frequência pela Clin. Nas areias do litoral niteroiense, o lixo recolhido, em sua maioria, é latinha e papel. Na Praia de Icaraí, por exemplo, são recolhidos cerca de 950 kg/dia.

O evento, conhecido internacionalmente como Clean Up Day, em oito pontos do município, das 8h às 12h. No somatório dos anos anteriores, a quantidade de lixo retirado dos rios, canais e galerias pluviais do município durante a ação passa de 7 toneladas. O número de voluntários já ultrapassa os mil inscritos para este ano, e a expectativa é de sucesso. Em todos os pontos, estão previstas atividades variadas não apenas de limpeza, mas também de conscientização ambiental. Confirmaram presença instituições particulares de ensino, equipes de escoteiros e de canoagem. O Instituto Baía de Guanabara, o Projeto Aruanã, além de representantes da iniciativa privada também vão participar. Na praia de Itaipu, integrantes da Reserva Extrativista Marinha de Itaipu - RESEX vão se juntar aos voluntários para um trabalho de limpeza subaquática. Na praia de Itacoatiara, o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) vai participar com atividades de conscientização ambiental, e com apoio da Sociedade dos Amigos e Moradores de Itacoatiara (SOAMI).

Todos os voluntários receberão água, camisa do evento, luva e sacolas plásticas para recolhimento dos detritos. A secretaria pontua que, para a logística do material necessário para distribuição, é importante que os interessados façam suas inscrições em https://www.smarhs.niteroi.rj.gov.br/cleanup-day-2017. Para que os voluntários se reúnam com mais facilidade, cada local tem um ponto de encontro definido:

- Itaipu: na praia, em frente ao estacionamento.

- Prainha de Piratininga: lado esquerdo da praia.

- Itacoatiara: em frente à descida do terceiro quiosque do lado esquerdo.

- Icaraí: na praia, em frente ao Clube Central.

- São Francisco: ao lado do Skate Park.

- Charitas: ao lado da estação das barcas.

- Córrego da Viração: no Cafubá, no Centro de Controle Operacional do Túnel.

- Rio Jacaré: em frente ao Supermercado Real, do outro lado da rua.