Prefeitura de Niterói abre nesta terça as comemorações do Dia da Pessoa com Deficiência PDF Imprimir E-mail

18/09/2017 – A Semana da Pessoa com Deficiência será aberta nesta terça-feira (19), em Niterói, com uma exposição da Associação dos Pintores com a Boca e os Pés, a partir das 14h30, no saguão da Câmara Municipal. O pintor Marcelo Cunha, tetraplégico, pintará um quadro no local, diante do público, sustentando o pincel com a boca. A exposição faz parte de uma série de eventos que a prefeitura de Niterói preparou, através da coordenadoria municipal de acessibilidade, para comemorar a data. Marcelo Cunha fraturou duas vértebras, aos 21 anos, ao bater a cabeça em um mergulho numa cachoeira e aprendeu sozinho a pintar paisagens com a boca.

Também nesta terça, o presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro, Mizael Conrado, estará na Câmara Municipal. Ele é deficiente visual e ex-jogador de futebol de 5. Conrado vai falar sobre a conquista de duas medalhas de ouro, nas paralimpíadas de Atenas (2004) e Pequim (2008), da sua rotina como presidente do CPB e do legado da paralimpíada Rio 2016.

Outra exposição que estará nos corredores da Câmara, a partir de terça-feira, conta a trajetória dos atletas paralímpicos brasileiros, através de fotos. “Gigantes Paralímpicos” esteve nos corredores do Palácio Tiradentes, sede da Assembleia Legislativa, durante os Jogos Paralímpicos Rio 2016.

Na quarta-feira (20), haverá exibição de moda inclusiva, com grife que produz uma linha de roupas adaptadas que seguem a mesma tendência das demais linhas de roupas produzidas pela marca. Terá também painéis de discussão sobre ações voltadas para a acessibilidade desenvolvidas pelas secretarias municipais de Niterói.

No sábado (23), no Campo de São Bento, a prefeitura fará um mutirão de acessibilidade, com serviços de saúde, cidadania e lazer, em parceria com a Andef.

O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, 21 de setembro, foi instituído por iniciativa de movimentos sociais, em 1982, e oficializado pela Lei Nº 11.133, de 14 de julho de 2005. A data foi escolhida para coincidir com o Dia da Árvore, representando o nascimento das reivindicações de cidadania e participação em igualdade de condições. De acordo com o Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 45 milhões de brasileiros possuem algum tipo de deficiência.