Em Niterói, Semana Nacional de Trânsito tem foco na educação PDF Imprimir E-mail

18/09/2017 – No trânsito, a atitude positiva dos pedestres, motoristas, motociclistas e ciclistas faz a diferença na segurança de todos. Por isso, a Semana Nacional do Trânsito de 2017, iniciada nesta segunda-feira (18), traz o tema “Minha escolha faz a diferença no trânsito”. Pela manhã, autoridades do trânsito se reuniram no auditório da Polícia Rodoviária Federal em Niterói, na abertura oficial da semana de conscientização, e falaram sobre a necessidade de ações para a segurança no trânsito.

O Coronel Paulo Afonso Cunha, presidente da Empresa Municipal Niterói Trânsito e Transportes (NitTrans), falou sobre a importância desta semana: “A nossa expectativa é melhorarmos ainda mais o índice de 80% de redução de acidentes em Niterói. Contribuir para a educação no trânsito é nossa atividade cotidiana, mas esta semana, especialmente, nós reunimos todas as instituições para ver como estamos e como podemos evoluir. Esta semana é fundamentalmente educativa”.

A chefe do departamento de Educação Para o Trânsito da NitTrnas, Priscilla Lundstedt Rocha, explicou que o objetivo da semana nacional é dar uma maior conscientização por parte de toda a sociedade para um trânsito melhor. “Devemos pensar que o problema não é do outro, e sim de todos; e por isso é preciso buscar soluções para o conjunto da sociedade. Educação para o trânsito é condicionamento, é hábito, e a base deste hábito é responsabilidade de todos”, destacou ela.

Participaram da atividade representantes da NitTrans, da Fundação Municipal de Educação de Niterói, da Câmara de Vereadores de Niterói, da Polícia Rodoviária Federal, da Polícia Militar, da Marinha, da EcoPonte e da Autopista Fluminense.

A programação da semana é voltada para todos os públicos, e conta com atividades específicas para estudantes dos ensinos básico e médio, palestras com temas específicos dirigidos a pedestres, ciclistas, motoristas profissionais, motociclistas e mulheres, e termina com um debate sobre individualismo cívico e personalismo transgressor. A programação completa está disponível no portal da Prefeitura de Niterói, no endereço www.niteroi.rj.gov.br.