Encontro de Gestores vai reunir interessados na causa da proteção animal PDF Imprimir E-mail

20/09/2017 – A Prefeitura de Niterói promove, a partir desta quinta-feira (21), no Caminho Niemeyer, o I Encontro Estadual de Políticas Públicas de Proteção Animal. O evento da Coordenadoria Especial de Direitos dos Animais começa às 9h, e vai reunir, pela primeira vez, todos os órgãos que têm atribuição ou que assumiram responsabilidades com a causa. Vão marcar presença todas as prefeituras municipais do estado, com representantes de órgãos que realizem trabalhos com animais.

O encontro vai acontecer em dois dias, composto por palestras, mesas redondas, visita técnica e debates sobre temas relevantes a proteção animal, além da criação do Conselho Estadual de Políticas Públicas em Proteção Animal. O foco é contribuir na elaboração de políticas públicas voltadas para o tema nos municípios do estado do Rio de Janeiro.

O coordenador de Direito dos Animais da Prefeitura de Niterói, Daniel Marques, explicou que o objetivo é estabelecer uma rede estadual de informações relevantes à causa.

“Vamos discutir uma série de pautas. A ideia é criar uma rede de proteção animal, para que os municípios possam estar se ajudando, trocando informações sobre o que dá certo e o que dá errado quando se trata desse tema”, detalha.

O diretor do Departamento de Proteção Animal, Marcelo Pereira, adiantou que, ao longo dos dois dias de evento, serão expostos casos de sucesso executados nos municípios dentro dos principais eixos da proteção animal, como controle populacional, campanhas de adoção, fiscalização e educação.

“Algumas cidades não têm política pública nenhuma de proteção animal, outras já tem. A ideia é que os municípios que possuem essas diretrizes possam cooperar com as que não possuem, passando expertise para as cidades vizinhas”, ponta.

Programação:

Dia 1 – 21/09/2017

9:00 – Credenciamento e Café de Boas Vindas

9:30 – Abertura: Prefeito de Niterói

Secretaria de Meio Ambiente

Coordenadoria Especial de Direito dos Animais

ALERJ – Comissão Especial de Proteção e Bem-Estar Animal

10:30 – Palestra 01 - Abrigo de Animais

11:00 – Palestra 02 - Direito dos animais

11:30 – Palestra 03 - Crimes de maus-tratos

12:00 – Almoço (livre)

13:00 – Palestra 04 - Castração de Animais

13:30 – Palestra 05 – Educação/conscientização e adoção de animais

14:00 – Palestra 06 – Doenças / Zoonoses

15:00 – Coffee Break

15:30 – Apresentações das prefeituras cadastradas

17:00 – Encerramento do Dia

Dia 2 - 22/09/2017

9:00 – Café

09:30 – Abertura da metodologia das mesas e do plano estadual de proteção animal.

13:00 – Almoço (livre)

14:00 – Visita ao CCPAD