Em Niterói, Dia da Árvore é marcado por plantio de mudas em diversas regiões PDF Imprimir E-mail

20/09/2017 – Para comemorar o Dia da Árvore, nesta quinta-feira (21/9), a Secretaria de Conservação de Serviços Públicos (Seconser) e a Companhia de Limpeza de Niterói (Clin) realizarão atividades de plantio em diversos pontos da cidade. A ação vai até sexta-feira.

Equipes de arborização urbana da Seconser farão o plantio de 50 mudas nativas da Mata Atlântica, como Pau-Brasil, Pau-Ferro, Sibipiruna e Pitangueira, em áreas de Camboinhas, Pendotiba (Estrada Caetano Monteiro e Trevo de Maria Paula), Icaraí (Praça Getúlio Vargas, Ruas Lopes Trovão, Moreira César e Lemos Cunha) e São Francisco (Praça Dom Orione).

Já no Horto do Fonseca será realizado o plantio de um Jequitibá Rosa, considerada a maior árvore nativa do Brasil e que pode chegar a até 50 metros de altura.

“Desde 2014, quando iniciamos o projeto Verdes Notáveis, realizamos, mensalmente, plantios em locais em que a árvore não entre em conflito com o mobiliário urbano. As mudas escolhidas são as nativas da Mata Atlântica por terem características propícias para o plantio no meio urbano, como por exemplo, raiz com crescimento vertical”, explica a secretária de Conservação e Serviços Públicos, Dayse Monassa.

Ipês – Na sexta-feira, crianças do projeto Clin Social irão plantar mudas de Ipê no clube AABB, em São Francisco, às 14 horas. As mudas foram cultivadas no viveiro da Clin. O viveiro da Clin serve como base para o reflorestamento, recuperação de encostas e áreas degradadas e arborização de regiões da cidade.

Todas as mudas são produzidas a partir de resíduos de poda, já que este material é rico em nutrientes e auxilia no desenvolvimento das plantas. São mais de 200 espécies e mais 100 mil de mudas e sementes da Mata Atlântica, como Pau-Brasil, Aroeira, Figueira da pedra, além de mudas de Ipê branco e roxo, Açaí, Jabuticaba, Pitanga, entre outras espécies frutíferas.