Animais especiais vão procurar por novos donos em feira no Campo de São Bento PDF Imprimir E-mail

21/09/2017 – A Prefeitura de Niterói organiza, neste domingo (24), a I Feira de Adoção de Animais Especiais, no Campo de São Bento. De 9h às 13h, cerca de 30 cães e gatos idosos ou com algum tipo de deficiência estarão em busca de donos para adoção responsável. O evento faz parte da “Adotar é o Bicho!”, uma iniciativa da Diretoria de Proteção Animal da Secretaria de Meio Ambiente.

Os bichinhos serão doados por protetores de animais parceiros da feira. A expectativa é dar um novo lar à todos os cães e gatos disponíveis, que já serão entregues microchipados aos seus novos donos. Dessa forma, caso o bichinho seja abandonado, é possível reconhecê-lo através de um leitor. A prática já é executada pelas equipes municipais de adoção há cerca de um ano. Os interessados na adoção devem ser maiores de idade, e terão que apresentar comprovante de residência e identidade.

O diretor do Departamento de Proteção Animal, Marcelo Pereira, explicou que os interessados na adoção vão passar por uma breve entrevista para verificar as condições em que o animal vai permanecer após adotado. O objetivo é avaliar o local onde os bichos vão morar e se ele terá um lar seguro.

“É de grande importância que os interessados na adoção tenham a consciência de que esses são animais ainda mais especiais, e que vão precisar de ainda mais atenção e carinho dos donos. A retribuição que esses donos terão é para o resto da vida”, ressaltou.

A feira vai ser realizada em parceria com a “Adote Seu Melhor Amigo”. Uma das coordenadoras da iniciativa, Joana Paes Leme, pontuou que a ideia é ampliar a adoção à animais mais idosos, com doenças como a FIV (Imunodeficiência felina, ou “Aids”) ou FeLV (leucemia felina), amputados e sem visão.

“Todos merecem amar e ser amados de maneira igual. Esperamos derrubar o medo, o preconceito e a falta de informações a respeito desses cães e gatos”, disse.