Niterói realiza Seminário de Educação Infantil PDF Imprimir E-mail

26/09/2017 – A Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia e a Fundação Municipal de Educação realizam, desta quarta-feira (27) a sexta-feira (29), o Seminário de Educação Infantil com tema: “Infâncias, Artes e Imaginação”. O objetivo é provocar reflexões sobre a construção do currículo na Educação Infantil, ressaltando as vivências infantis no cotidiano da escola entrelaçadas pelas múltiplas linguagens.

Durante o Seminário serão apresentados vários trabalhos desenvolvidos com grupos de Educação Infantil nas unidades da rede municipal, incluindo Creches Comunitárias vinculadas à prefeitura de Niterói através do Programa Criança na Creche (ProCC), as Unidades Municipais de Educação Infantil (UMEI) e as Escolas de Ensino Fundamental.

A abertura do evento será às 9h, no Teatro Popular (Caminho Niemeyer), e contará com uma apresentação teatral “Bento vento e Bia ventania”, com a escritora e atriz Danielle Fritzen e a participação especial do grupo “As Cigarras”. Logo após será feito o lançamento do livro “Registros na Educação Infantil- Pesquisa e Prática na Educação Infantil” organizado pela professora Luciana Esmeralda Ostetto, da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Estão previstos ainda apresentações teatrais, oficinas e mesas de debates, durante os três dias, em diversos locais como Teatro Popular, UFF-Campus Gragoatá, Reserva Cultural, Museu de Arte Contemporânea (MAC), Museu Janete Costa e Solar do Jambeiro.

Um dos eventos do Seminário é a exposição “Pelas lentes do sensível” com 36 fotos feitas pelos alunos que retratam o cotidiano das unidades infantis da rede municipal de Niterói. A mostra, em cartaz na Sociedade Fluminense de Fotografia (SFF), pode ser vista até o dia 14 de outubro e tem a curadoria do fotógrafo e coordenador de Artes da rede, Eires Silveira.

O encerramento do Seminário de Educação Infantil, na sexta-feira , às 12h, no Teatro Municipal de Niterói, terá a apresentação do Clube do Choro.