Prefeitura de Niterói paga gratificação de R$ 2 mil a policiais civis e militares PDF Imprimir E-mail

27/09/2017 – A Prefeitura de Niterói pagou, nesta quarta-feira (27/9) a gratificação de R$ 2 mil para cada um dos dois mil policiais civis, militares e guardas municipais que atuam na cidade. Em solenidade realizada na Cidade da Ordem Pública, no Barreto, o prefeito Rodrigo Neves ressaltou que, apesar de segurança pública ser uma atribuição constitucional do Governo do Estado, a gestão municipal vem adotando uma série de ações para colaborar com o Estado no combate à violência.

O prefeito entregou um cheque simbólico para representantes da Guarda Municipal, Polícia Militar e Polícia Civil. Em seu discurso, ele lembrou que os operadores da segurança pública do estado precisam desse auxílio da administração pública em função da grave crise que se abate sobre o estado do Rio, pois muitos sequer receberam o 13º salário de 2016.

“Esse auxílio que prestamos a todos policiais militares, civis e guardas municipais é também um reconhecimento porque não cumprimos todas as metas relacionadas aos indicadores de segurança pública, mas a meta de redução de letalidade violenta foi batida de forma muito significativa. Enquanto no primeiro semestre houve aumento da taxa de homicídios e latrocínios na região metropolitana. Baixada (23%), Rio (25%), Itaboraí (35%), em Niterói foi a única da região a reduzir 22%. Também é um incentivo para que essa sinergia, essa união de esforços, ação inteligente e integrada possa produzir resultados ainda melhores em outros indicadores que ainda são problemáticos, notadamente roubo a transeuntes, e roubo de veículos”.

O prefeito agradeceu ao trabalho dos policiais civis, militares e guardas municipais para reduzir a criminalidade e dar mais segurança aos cidadãos de Niterói.

“Reiteramos a confiança em cada um de vocês. Nós somos a prova viva de que é possível as coisas darem certo com seriedade, planejamento, inteligência e união. Sonho é continuar trabalhando duro, juntos e unidos para que Niterói seja um exemplo para o Rio e para o Brasil”.

A mensagem executiva prevendo o pagamento da gratificação foi aprovada pela Câmara de Vereadores. Os policiais civis de todas as distritais e delegacia de homicídios, policiais militares (12º BPM) e toda a equipe da Guarda Municipal receberam o auxílio. O prefeito Rodrigo Neves ressaltou que, em Niterói todas as esferas de poder atuam em cooperação, visando o bem comum. O presidente da Câmara, vereador Paulo Bagueira, ressaltou a disposição do Legislativo de auxiliar as forças de segurança que atuam em Niterói.

“Esse é um momento muito importante para a nossa cidade. O Legislativo estará sempre pronto para colaborar. Esse é um gesto do poder legislativo para agradecer pelos serviços prestados na cidade. Temos toda a confiança no trabalho dos nossos policiais civis, militares e nosso guardas municipais”.

O secretário municipal de Ordem Pública, coronel Gilson Chagas, ressaltou que a gratificação é um ao trabalho de todos os guardas municipais, policiais civis e militares em Niterói.

“A Prefeitura de Niterói tem apoiado muito a área de segurança pública na nossa cidade e isso se reflete nos resultados obtidos. Enquanto todo o estado sobre com a crise na segurança pública, os índices de letalidade violenta caíram mais de 20% em Niterói”.

Representando a Chefia de Polícia Civil do Estado, o delegado Pedro Medina, da 4º Divisão de Polícia Administrativa (DPA), afirmou que essa atitude da Prefeitura de Niterói deveria servir de exemplo para outras administrações municipais.

“Em nome do chefe de Polícia Civil, da 4ª DPA, dos delegados de polícia, digo que temos orgulho de trabalhar nessa cidade. O prefeito teve um olhar apurado para investir no material humano, na expertise do policial. Isso é brilhante. Esse respeito e carinho é o que todos nós precisamos”, afirmou o delegado.

O coronel Sidney Camargo, comandante do 4º Comando de Policiamento e Área (CPA) destacou que, quando se trabalha em parceria, a população é quem se beneficia.

“A Prefeitura de Niterói é parceira de primeira hora da Polícia Militar. Talvez não haja em todo o estado outro caso de um trabalho conjunto tão efetivo. Esperamos que essa parceria continue rendendo frutos para o cidadão. Vamos buscar melhorar os serviços a cada dia, buscando resultados ainda mais positivos”.

A inspetora da Guarda Municipal Katia Bastos, que tem 16 anos na corporação e atua na 3ª Inspetoria do Largo da Batalha, viu a gratificação como uma valorização para todos os profissionais da área de segurança pública.

"É um grande reconhecimento para a Guarda Municipal e os policiais civis e militares. Essa integração com as polícias é primordial para dar mais segurança aos cidadãos. Onde não tem integração, não há como dar certo".

O sub inspetor Ávila, com 14 anos de Guarda Municipal, comanda hoje o departamento operacional da corporação. Segundo ele, a gratificação contribui para a autoestima dos agentes de segurança.

“É um estímulo a mais para todas as forças de segurança trabalharem com mais afinco e cada vez mais integrados para dar mais tranquilidade ao morador de Niterói”.