Niterói promove em outubro IV Feira de Ciência e Tecnologia PDF Imprimir E-mail

02/10/2017 – Será realizada nos dias 20 e 21 de outubro, a IV Feira Municipal de Ciência e Tecnologia e Inovação de Niterói – 2017, que terá como tema “A matemática está em tudo”. O evento é um espaço onde será exposta a produção científica e cultural elaborada no âmbito das unidades de educação básica (das redes públicas municipal, estadual e federal e das escolas particulares). Terá ainda parceria com as universidades e instituições de produção e pesquisa técnico-científica, visando possibilitar o intercâmbio entre os participantes. O evento é organizado pela secretaria municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, secretaria municipal de Ações Estratégicas e Fundação Municipal de Educação.

A inscrição da unidade escolar deverá ser realizada, exclusivamente, através do link: goo.gl/ww8sFK, até o dia 8 de outubro. No ato da inscrição, o responsável deverá preencher o formulário online disponível no link, optando pela modalidade de apresentação, além de indicar também em qual Categoria da Educação Básica participará. Cada escola poderá inscrever até três trabalhos, independente da modalidade escolhida e preencher um formulário para cada trabalho, nos termos e critérios estabelecidos no Edital.

A IV Feira Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Niterói compõe o calendário da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e será realizada nos seguintes locais e horários: Campo de São Bento-Icaraí, nos dias 20, das 10h às 16h, e 21, das 9 às 13h. O evento tem como objetivo mobilizar a população, em especial os estudantes da cidade, em torno de temas e atividades de ciência, tecnologia e inovação, valorizando o conhecimento, a criatividade, a pesquisa, o desenvolvimento e a atitude científica e será aberto à participação e visitação da sociedade em geral.

Serão expostos trabalhos de relevância científico-social, elaborados e desenvolvidos por professores e alunos da educação básica, que poderão assumir diversos formatos e utilizar variadas tecnologias. Os trabalhos poderão ser apresentados no formato de Exposições Interativas com mostras variadas, exibindo aspectos relevantes das diversas áreas do conhecimento de forma acessível, lúdica, dinâmica e interativa, bem como apresentação cultural com danças, esquetes teatrais, apresentação musical e desfile.

Os trabalhos apresentados na Feira serão avaliados por uma Comissão para concorrerem ao IV Prêmio Jovem Pesquisador de Niterói. Estes serão classificados por categoria informada no ato da inscrição e avaliados de acordo com a metodologia, clareza, criatividade, acessibilidade e inovação. Os trabalhos selecionados pela Comissão Avaliadora receberão o IV Prêmio Jovem Pesquisador de Niterói, em solenidade cuja data será informada posteriormente. As unidades escolares premiadas receberão uma placa em reconhecimento pela participação no evento e os alunos expositores e professores orientadores receberão uma medalha pelo mérito.