Mais seis bairros da Região Oceânica receberão obras de drenagem e pavimentação PDF Imprimir E-mail

03/10/2017 – Serão publicados no Diário Oficial de amanhã (04/10) os editais de licitação para contratação dos projetos executivos para drenagem, infraestrutura, urbanização e pavimentação dos bairros Maravista, Serra Grande, Jacaré (Avenida Frei Orlando) e Santo Antônio, todos na Região Oceânica de Niterói. Ainda este ano também serão licitados os projetos executivos que beneficiarão o Engenho do Mato e Maralegre. Serão, aproximadamente, 435 vias contempladas, o que representa 75 quilômetros de obras.

Com investimento de aproximadamente R$ 210 milhões, as obras serão executadas com recursos da Cooperação Andina de Fomento (CAF). O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, enfatiza que a Região Oceânica é uma das áreas da cidade que mais vem recebendo investimentos da gestão municipal nos últimos anos.

“Durante décadas a Região Oceânica ficou esquecida. Já mudamos a realidade de áreas como Bairro Peixoto, Fazendinha, Cafubá, parte do Maravista e Piratininga. Neste novo ciclo, vamos chegar a todos os bairros da Região Oceânica. Estas iniciativas refletem uma visão integrada da gestão municipal, de olhar a cidade como um todo”, afirma Neves.

De acordo com o secretário municipal de Obras, Vicente Temperini, a previsão é de que as intervenções sejam iniciadas no primeiro semestre de 2018. Ainda segundo Temperini, as obras acontecerão simultaneamente e serão iniciadas na seguinte ordem: Maravista, Serra Grande, Frei Orlando, Santo Antônio, Engenho do Mato e Maralegre.

“O cronograma foi escolhido de acordo com as características de cada região, levando em conta a proximidade com a Lagoa e também em virtude da obra de drenagem da Avenida Professora Romanda Gonçalves. Esses novos editais vão seguir o modelo que adotamos para o projeto de urbanização do Boa Vista, em Itaipu. Será contratada a empresa para a realização do projeto executivo, que será discutido com os moradores, e depois teremos a licitação para contratação da empresa que executará a obra”, explica Temperini.

Boa Vista – Recentemente, o prefeito esteve no bairro Boa Vista, em Itaipu, para apresentar aos moradores o projeto executivo de urbanização. Treze ruas serão contempladas, o que representa mais de seis quilômetros de obras.

Rodrigo Neves ressaltou que o Boa Vista será transformado em um bairro modelo, e que os recursos para a execução da obra, na ordem de R$ 15 milhões, já estão assegurados. A obra tem previsão de início para os primeiros meses de 2018 e deve ter duração de 10 meses.

Investimentos – Em quatro anos e meio, a Região Oceânica teve o maior investimento de sua história. São mais de R$ 100 milhões só em drenagem e pavimentação, beneficiando bairros como Cafubá, Fazendinha, Bairro Peixoto,  parte de Piratininga, Camboinhas, Maravista e Maralegre. São mais de 150 ruas com obras executadas. Estão em andamento as obras da Rua Romanda Gonçalves, no Engenho do Mato, e a maior obra de macrodrenagem da Região Oceânica, que irá solucionar problemas de alagamentos que existem há décadas na Estrada Francisco da Cruz Nunes em áreas como o Trevo de Piratininga, e na região perto do motel Status. Este projeto também vai beneficiar o loteamento Santo Antônio.