Niterói vacina cães e gatos contra a raiva PDF Imprimir E-mail

07/10/2017 – A Campanha de Vacinação Antirrábica realizada neste sábado (7/10), em Niterói, mobilizou donos de cães e gatos, que levaram seus pets para receber a dose que irá protegê-los contra raiva por um ano. No posto volante montado na Avenida Central, em Itaipu, 150 animais já tinham sido vacinados na primeira hora da campanha, sendo 100 caninos e 50 felinos. A procura foi grande nos 73 postos espalhados pela cidade.

De acordo com o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Fundação Municipal de Saúde (FMS), a meta este ano é vacinar cerca de 60 mil animais. O último caso de raiva em humanos registrado no município foi há mais de 30 anos, graças ao trabalho de prevenção.

A dona de casa Sônia Rogéria Batista, 62 anos, moradora do bairro Serra Grande, sempre comparece aos postos durante a campanha para vacinar seus pets. “Todo ano trago meu cão e meu gato para vacinar. Com isso, me sinto mais tranquila sabendo que eles estão protegidos”, diz.

O comerciante Marcelo Tavares, 61 anos, também não perdeu a oportunidade, e assim que soube que tinha um posto de vacinação perto da sua casa, levou as duas pastoras suíças, de um ano, para receber a vacina. “Prevenção é muito importante. Faz bem para a saúde delas, por isso, fico sempre atento ao calendário da campanha”, afirma.

O chefe do CCZ, Francisco de Faria Neto, explica que a vacina, feita de cultivo celular com vírus morto, é bastante segura e não tem contraindicações. "A segurança sanitária dos animais, das famílias, enfim, de toda a comunidade niteroiense se deve ao fato de estarmos mantendo o cronograma de vacina animal anualmente”, finaliza Francisco.