Ação Cidadã chega ao Centro de Niterói PDF Imprimir E-mail

acao

22/10/2017 – A 9ª edição da Ação Cidadã foi realizada neste domingo (22/10), na Praça do Rink, no Centro da cidade e foram realizados mais de 3.000 atendimentos. O projeto é realizado pela Prefeitura de Niterói através da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos. O objetivo é aproximar as políticas públicas dos cidadãos e garantir a cidadania plena a todos. Em todas as edições, mais de 28 mil pessoas já foram beneficiadas.

Dentre os serviços oferecidos estavam orientação jurídica, segunda via de documentos, atualização e cadastro no Bolsa Família, orientação para empreendedores individuais, capacitação profissional, corte de cabelo, além de testes rápidos de saúde, como glicemia e aferição da pressão arterial, orientação da saúde bucal, orientações voltadas para saúde da mulher e exame de vista, dentre outros.

Moradora do bairro, Natiele Miranda, de 28 anos, foi fazer a regularização do Bolsa Família e aproveitou para cortar o cabelo do filho. “Chegamos cedo e consegui fazer tudo o que queria. Essa edição da ação no Centro foi muito boa pois ficou fácil para todo mundo”, elogiou.

A enfermeira Solange Maria, moradora do Morro do Estado, conseguiu solicitar a segunda via de todos os seus documentos – os originais foram perdidos durante sua última mudança. “Em um só local termos acesso a todos esses tipos de serviço é maravilhoso. Em um dia resolvi tudo”.

Verônica Lima, secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, explicou que a ação é a porta de entrada de resgate da cidadania.

“Atender a população e oferecer os serviços de maneira gratuita é muito satisfatório. Só tenho a agradecer a todos os parceiros que encaram esse desafio conosco”, ressalta a secretária.