Programa da Prefeitura de Niterói garantirá mais PMs nas ruas da cidade PDF Imprimir E-mail

30/10/2017 – A Prefeitura de Niterói fechou nesta segunda-feira (30) convênio com o Governo do Estado para a implantação na cidade do programa Niterói Mais Segura, que segue o modelo implantado com sucesso em bairros como Lapa, Centro, Lagoa, Aterro e Méier, todos no Rio de Janeiro, e garantirá a presença de mais 302 agentes de segurança diariamente nas ruas da cidade. O convênio foi assinado pelo prefeito Rodrigo Neves, pelo secretário estadual da Casa Civil e Desenvolvimento Econômico, Christino Áureo, e pelo subsecretário estadual de Segurança Pública, Roberto Alzir. O comandante geral da PM, coronel Wolney Dias também participou da solenidade. Todo o programa será financiado pela Prefeitura de Niterói.

O prefeito Rodrigo Neves explicou que, além dos 302 agentes do Niterói Mais Segura, a prefeitura está ampliando o número de vagas diárias do Proeis de 150 para 230 PM trabalhando nas horas de folga na cidade. “Com essas ações, praticamente dobraremos o efetivo da PM na cidade, além do reforço dos Guardas Municipais”, disse.

A implantação do Niterói Mais Segura deve ocorrer na segunda quinzena de dezembro e vai permitir a presença de mais 302 policiais por dia atuando no Centro, Icaraí, Ingá e Fonseca, em dois turnos de 151 agentes cada. O programa será custeado integralmente pela prefeitura, que investirá R$ 25 milhões por ano. O Niterói Mais Segura seguirá o modelo implantado em bairros como Centro, Lagoa e Méier, todos no Rio de Janeiro.

“Desde 2013, estamos colaborando com o Governo do Estado com muitos investimentos na área de segurança. O Niterói Mais Segura é mais um  esforço que fazemos para melhorar a segurança na cidade, se somando a muitos outros, como a construção do Centro Integrado de Segurança Pública, os portais de segurança e as gratificações pagas pela prefeitura aos policiais lotados na cidade”, destacou o prefeito Rodrigo Neves.

O prefeito ressaltou, ainda, que a implementação do Niterói Mais Segura nos bairros possibilita a liberação de efetivos policiais do batalhão para outras regiões. “O que verificamos no Rio, nas áreas onde o projeto foi implementado é que ele libera uma boa parte do efetivo do batalhão para atuar em outras áreas de conflito. Isso é um outro efeito positivo, pois beneficiará toda a cidade”, explicou.

Nos próximos dias a prefeitura vai lançar um edital para a contração de 150 reservistas do Exército que atuarão no Niterói Mais Segura ao lado dos policiais militares. O patrulhamento será feito por grupos de três homens, dois deles policiais militares armados, com apoio de um ex-militar do Exército, que filmará todas as ações de abordagem.

Para o secretário executivo do Gabinete Municipal de Gestão de Segurança, coronel Paulo Henrique de Moraes, que coordena do programa, o modelo já apresentou ótimos resultados no Rio e é inspirado no projeto norte-americano, que garante segurança para os policiais quanto para as pessoas abordadas.

“O uso da câmera mostra que a filmagem da abordagem garante meios de prova para qualquer desvio na abordagem e reduz o número de conflitos, tanto dos policiais quanto das pessoas abordadas. A ação do agente de segurança pública deve ser também um instrumento de redução de conflitos”, disse.

O secretário Chistino Áureo disse que a gestão do prefeito Rodrigo Neves está sendo uma referência para outros municípios por causa dos investimentos que ele vem fazendo na área de segurança. “Esse modelo de compartilhar as responsabilidades e os investimentos em segurança é algo vitorioso. O estado não pode permanecer no limbo da Segurança Pública”, ressaltou.

O subsecretário de Segurança Pública, Roberto Alzir, disse que sozinhos os governos Federal e estadual não conseguem dar conta da segurança pública e que a parceria com municípios seria um caminho a ser seguido.

“Niterói é uma referência e modelo a ser seguido. O estado não dará conta sozinho da segurança”, ressaltou.

O comandante-geral da PM, coronel Walney Dias, disse que espera repetir em outros municípios a parceria da PM com a prefeitura de Niterói. “Espero que essa integração de esforços transforme Niterói em padrão de policiamento para todo o estado”, disse.