Semana de Sensibilização e Prevenção ao Atropelamento de Fauna Silvestre acontece em Niterói a partir de segunda-feira PDF Imprimir E-mail

04/11/2017 – A partir desta segunda-feira (6/11), a Prefeitura de Niterói realiza em parceria com a Faculdade de Veterinária da Universidade Federal Fluminense (UFF), a I Semana de Sensibilização e Prevenção ao Atropelamento de Fauna Silvestre. A programação conta com atividades educativas voltadas para diversos públicos, como crianças, estudantes, visitantes de unidades de conservação e motoristas. A inscrição no evento é gratuita, e pode ser feita no site http://www.extensao.uff.br/inscricao.

O evento está vinculado ao projeto de extensão “Fora da Estrada, Dentro da Floresta”, uma parceria entre a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SMARHS) e a UFF. Na segunda-feira, serão ministradas palestras no auditório do bloco C, no Instituto Biomédico, das 14h às 18h. Na terça-feira, a Umei Doutor Paulo Cesar de Almeida Pimentel recebe, das 9h às 12h, atividades lúdicas, com teatro de fantoches e jogos infantis.

Já na quarta-feira é a vez do Campo de São Bento receber, das 9h às 16h, oficina de origamis e apresentação de vídeo educativo. Na quinta-feira, profissionais de diversas áreas ligadas ao trânsito participam de palestras no Parque das Águas, de 14h às 17h. No sábado, é a vez de exposição de fotos, de 10h às 15h, no Parque da Cidade. No domingo, a blitz educativa “Deixe a fauna passar” vai sensibilizar motoristas que passarem, entre 8h e 12h, pela Estrada Gilberto de Carvalho, em Itaipu.

O atropelamento de fauna selvagem representa um dos principais impactos sobre a biodiversidade brasileira. De acordo com dados divulgados pelo Centro Brasileiro de Estudos em Ecologia de Estradas (CBEE), da Universidade Federal de Lavras, cerca de 15 animais selvagens morrem atropelados nas estradas brasileiras a cada segundo, totalizando aproximadamente 475 milhões por ano. A maior parte desses atropelamentos acontece na Região Sudeste.

O subsecretário de sustentabilidade do município, Gabriel Mello Cunha, ressalta a importância de projetos educativos que visem auxiliar na redução das perdas da vida silvestre. “O objetivo da ação é chamar a atenção para a importância deste tema. A parceria com a UFF também divulga para o cidadão o Sistema Urubu, um aplicativo que quantifica e georreferencia os animais atropelados, colaborando com o diagnóstico e gerando dados para possíveis intervenções de políticas públicas”, explica.

O projeto desenvolvido por meio de parceria entre a Prefeitura e a UFF também prevê possíveis soluções para mitigação dos impactos do problema, como utilização de placas e redutores de velocidade.