Moradores comemoram obras de revitalização e entrega da plataforma digital na Engenhoca PDF Imprimir E-mail

22/11/17 – Jean Henrique Silva tem 16 anos e mora na Engenhoca desde que nasceu. Hoje, ele fez questão de participar da entrega da obra da plataforma digital que foi construída no bairro. Aluno da escola municipal Altivo César, no Barreto, o jovem que pretende cursar gastronomia, ser ator e dublador, conta que acompanhou cada etapa da construção e não hesita em afirmar: “A plataforma digital veio para mudar a realidade de muitos jovens da Engenhoca. Tenho certeza que será uma janela de oportunidades para nós”.

Assim como Jean, muitos moradores do bairro não escondiam o orgulho e fizeram questão de se reunirem hoje à tarde, no Largo de São Jorge, para comemorar o aniversário da cidade com a revitalização da praça e a entrega da plataforma digital. O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, enfatizou que este é um marco para a região.

“Nosso objetivo com a criação da plataforma digital é oferecer cursos e formação de jovens para o mercado de trabalho. A Engenhoca entrou no mapa de prioridades da nossa gestão, que é uma administração que olha para todas as regiões da cidade. Este projeto muda a história do bairro. Esta é a região de Niterói com maior número de jovens que não estudam e não trabalham. A revitalização da Engenhoca se transformará em uma referência para a Zona Norte. A integração da plataforma digital com o boulevard e a reforma da praça marcam o início de uma nova caminhada”, afirmou Neves.

As inscrições para os cursos da plataforma digital serão abertas em dezembro e as aulas devem começar em janeiro. Os cursos serão voltados para as áreas de tecnologia da informação, desenvolvimento de jogos, fotografia, computação gráfica, entre outras. O objetivo é capacitar jovens para o mercado de trabalho através do uso de novas tecnologias. O local terá área para acesso à internet, e espaço para exibição de filmes.

O secretário municipal de Projetos Estratégicos, José Seba, destaca que o espaço, com uma arquitetura moderna e futurista, tem a possibilidade de transformar o seu entorno.

“É um projeto que requalifica a região e uma oportunidade de inclusão através da educação e da tecnologia para os jovens da Engenhoca e bairros vizinhos. O progresso está ligado a inclusão de todos”, disse.

O presidente da Câmara de Vereadores, Paulo Bagueira, destacou a importância da obra e a participação e empenho do vereador Renato Cariello em acompanhar este projeto.

“Esta obra é muito importante para a cidade, que tem avanço e crescimento em todas as regiões, com importantes investimentos na Zona Norte, Zona Sul e na Região Oceânica”, enfatizou Bagueira.

A plataforma digital ganhou o nome do ex-presidente da Federação das Associações de Moradores de Niterói (Famnit), Fabiano Maia. Bastante emocionada, a viúva de Fabiano, Verônica Maia, acompanhada das duas filhas, agradeceu a homenagem.

“Fomos casados por 19 anos e o Fabiano teve grande atuação neste bairro. Tenho certeza que ele está muito feliz com esta homenagem. A possibilidade de ter minhas filhas participando deste projeto, fazendo cursos aqui, será muito gratificante”, contou.

Também foram entregues a reforma da Praça do Largo de São Jorge e a construção do boulevard sobre o canal entre as avenidas João Mendes e Doutor Renato Silva. O canal, coberto com lajes de concreto, ganhou brinquedos infantis, espaço de lazer com mesas e bancos, além de uma academia da terceira idade. Para que a limpeza e manutenção do canal continue sendo feita, há trechos sem cobertura, que permitirão este trabalho.

Com a execução dos dois projetos, o investimento na região será em torno de R$ 5 milhões. A obra da plataforma digital tem valor de cerca de R$ 4 milhões, com recursos da Prefeitura. O deputado federal Sérgio Zveiter é autor de uma emenda que conseguiu R$ 1 milhão para a revitalização da praça e cobertura do canal, orçada em R$ 660 mil.

Moradora da Engenhoca há 45 anos, Dejinani Genúncio já criou uma rotina junto a filha, dedicando um tempo para levá-la para brincar na nova praça.

“A Engenhoca merecia este presente. Nunca vi investimentos e melhorias assim no bairro”, finalizou.