Programa Mais Infância e Saen são destaques no 1º Fórum Regional de Gestores da Educação realizado em Macaé PDF Imprimir E-mail

28/11/2017 – Dois projetos desenvolvidos pela Rede Municipal de Educação de Niterói foram destaques no 1° Fórum Regional de Gestores da Educação, realizado nesta terça-feira (28), no auditório da Fundação Educacional de Macaé. O evento reuniu gestores da Educação Básica de vários municípios do Estado do Rio, e teve como objetivo trocar experiências sobre o trabalho pedagógico, administrativo e financeiro inseridos no contexto educacional e que fazem parte do Plano Nacional de Educação (PNE), com o intuito de propor estratégias para qualificar o ensino nas regiões.

Durante o encontro, os organizadores anunciaram que o fórum de 2018 será realizado em Niterói. A Secretaria Municipal de Educação apresentou as ações desenvolvidas pelo Sistema de Avaliação da Educação de Niterói (Saen) e pelo Programa Mais Infância, ambos criados pela atual gestão em 2013.

O Saen, instituído pela lei municipal nº 3.067, de 12 de dezembro de 2013, é composto por quatro dimensões: Gestão das Aprendizagens, Gestão da Rede Municipal, Gestão Escolar e a Gestão do Trabalho Pedagógico. Tem como finalidade ampliar a discussão do ensino público de qualidade e desenvolver estratégias para intensificar ações pedagógicas voltadas para a educação das unidades escolares da cidade.

Coube à secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Flávia Monteiro, e à subsecretária de Educação, Patrícia Gomes, apresentar e destacar a importância dos trabalhos desenvolvidos pelo Saen. Elas também destacaram as avaliações alternativas implantadas nas unidades escolares, que têm como objetivo conhecer e aprimorar a aprendizagem dos alunos.

“Niterói se potencializa pela constituição de um modelo alternativo em meio às políticas externas de avaliação, sendo formulado e implementado com o protagonismo das unidades escolares e seus profissionais. Através desse programa temos como finalidade aperfeiçoar o desenvolvimento educacional dos estudantes e o trabalho pedagógico realizado nas escolas, qualificando assim a gestão das unidades municipais”, afirmou Flávia Monteiro.

“As múltiplas dimensões que envolvem o Sistema de Avaliação da Educação de Niterói têm como principal característica a autoavaliação do trabalho realizado pelos órgãos que integram a rede, com o intuito de analisar as ações pedagógicas aplicadas das unidades escolares de Niterói”, enfatizou Patrícia Gomes.

Na ocasião, o presidente da Fundação Municipal de Educação, Bruno Ribeiro, apresentou ainda o Programa Mais Infância, que tem como finalidade qualificar a Educação Infantil do município.

“O programa é desenvolvido através de quatro vertentes: inauguração de novas Unidades Municipais de Educação Infantil (UMEIs) e a reformas das unidades escolares já existentes, a municipalização de escolas estaduais e a integração de creches comunitárias à nossa rede. Com essas ações queremos garantir o acesso e a permanência dos alunos na Educação Infantil”, disse o presidente da FME.