Fotógrafo retrata o cotidiano de alunos da Educação Infantil em exposição no MAC PDF Imprimir E-mail

29/11/2017 – Dando continuidade às comemorações dos 444 anos de Niterói foi aberta ao público, nesta quarta-feira (29/11), no Museu de Arte Contemporânea (MAC), a exposição “Pelas Lentes do Sensível”. A mostra tem como objetivo dar visibilidade às ações das crianças e dos profissionais que fazem parte da rede pública municipal de Educação Infantil de Niterói. As fotos são de autoria do professor de Artes da Fundação Municipal de Educação de Niterói (FME) e fotógrafo Eires Silveira e ficará em cartaz até o dia 11 de dezembro, com entrada franca.

A exposição reúne 40 fotografias, tiradas pelo professor, de alunos das UMEI Áurea Trindade (Itaipu), Eduardo Travassos (Morro do Ceú), Gabriela Mistral (Badu), Margareth Flores (Grota), Neuza Brizola (Engenhoca); Antônio Vieira (Morro do Estado) e Marly Sarney (Santa Bárbara).

A secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Flávia Monteiro de Barros, destacou que a exposição surgiu do desejo de unir experiências no âmbito da educação, da fotografia e do lúdico.

“São fotografias que marcam momentos de alegria, de apreensão além de outras emoções e que nos falam das experiências vividas pelos alunos”, analisa.

Para o presidente da FME, Bruno Ribeiro, a mostra retrata o cotidiano das crianças em unidades de educação de diferentes localidades.

“Quero ressaltar o esforço e a atenção dos nossos professores que proporcionam, a cada dia, a realização de um trabalho rico, onde nossas crianças conseguem se expressar de uma forma integral, com uso de diferentes linguagens”, elogia.

Após a abertura da mostra foi realizado no auditório do MAC um encontro do projeto “O Trabalho Pedagógico com Berçários na Rede Municipal”, desenvolvido pela  Diretoria de Educação Infantil em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF). O encontro reuniu professores de unidades municipais e creches comunitárias que puderam assistir a uma palestra ministrada pela professora Vera Vasconcellos, doutora em Educação pela UFF e pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj).

Exposição Fotográfica: Pelas Lentes do Sensível

Local: Museu de Arte Contemporânea (MAC) - Mirante da Boa Viagem, s/nº, Boa Viagem, Niterói

De terça a domingo, das 10 às 18h