Prefeitos lançam Plano Estratégico do Conleste PDF Imprimir E-mail

01/12/2017 – Os prefeitos do Consórcio Intermunicipal do Leste Fluminense (Conleste) lançaram, na tarde desta sexta-feira, em São Gonçalo, o Plano de Desenvolvimento para a região para o período de 2018 a 2030.

Em ato realizado na sede da Ordem dos Advogados do Brasil de São Gonçalo, o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, presidente do Conleste, apresentou aos demais chefes do Executivo das outras 14 cidades integrantes do consórcio, as bases e o cronograma das ações que vão orientar o crescimento e o desenvolvimento da região.

O plano apresentado leva em conta as vocações naturais e as necessidades locais de cada cidade, e considera as ações conjuntas em áreas comuns ou que impactam no desenvolvimento das próprias cidades e na área de influência dos municípios, como mobilidade, saúde e turismo, por exemplo.

Neves falou sobre a importância do consórcio e do planejamento para o desenvolvimento de toda a região:

“Esse consórcio tem características muito especificas, pois é praticamente o único em funcionamento no Rio de Janeiro hoje e se diferencia dos demais do país uma vez que se reúne a partir de um tema específico: o Comperj. Ele dialoga com todas as regiões do estado ao reunir Baixada Fluminense, regiões Serrana, dos Lagos e Metropolitana. O Conleste tem uma potência muito grande de irradiar esperança e bons exemplos para todo o estado. O lançamento desse plano de desenvolvimento aqui em São Gonçalo tem um simbolismo enorme, já que toda a região reúne mais de 3 milhões de habitantes e São Gonçalo concentra um terço desses habitantes.”

O prefeito de Niterói antecipou alguns dos pontos que serão abordados em conjunto:

“Nosso objetivo aqui é começar uma coisa nova. A sociedade espera uma prática política diferente e inovadora, distinta da atual prática política. A grande agenda positiva do Rio de Janeiro será a agenda do Conleste. O lançamento desse plano faz a gente olhar mais à frente e vai permitir um diagnóstico preciso da região para prepararmos os investimentos, tratar dos problemas e reduzir as desigualdades dentro dessa região. Vamos brigar pela linha 3 do metrô, por ligação aquaviária de barcas de São Gonçalo para o Rio de Janeiro e pelos arranjos produtivos locais.”

Anfitrião do encontro, o prefeito de São Gonçalo, José Luiz Nanci, ressaltou a necessidade de integração entre os prefeitos.

“São Gonçalo vem enfrentando muitas dificuldades, mas estamos aprendendo muito com o prefeito Rodrigo Neves. O importante do Conleste é a união. Vamos trabalhar juntos, seremos parceiros. Precisamos de um olhar de todos. Estou orgulhoso de poder participar e contribuir para esse planejamento estratégico”, disse Nanci.

Cláudio Porto, fundador da Macroplan, empresa de consultoria responsável pela elaboração do Planejamento Estratégico, anunciou o lançamento de um site para consulta pública e antecipou os próximos passos.

“Lançamos hoje o site com o plano de desenvolvimento do Conleste (www.conleste2030.com.br) e os moradores vão poder opinar e propor sugestões pelos próximos seis meses. E em seguida vamos apresentar os resultados para a sociedade.

Ele ressaltou ainda alguns dos pontos que tornam o consórcio ainda mais relevante:

“Temos 3 milhões de pessoas e um Produto Interno Bruto (PIB) de quase R$ 79 bilhões, o equivalente ao estado do Mato Grosso do Sul. A região tem muitas potencialidades, como atrativos turísticos valiosos, agricultura e etc. Com essa integração, os municípios poderão economizar na aquisição de produtos e insumos, como medicamentos, por exemplo.”

Ele revelou ainda que em fevereiro de 2018 serão apresentadas as primeiras iniciativas estratégicas para curto e médio prazos.

Vice-presidente do Conleste, o prefeito de Itaboraí, Sadinoel Souza, também enalteceu a formação do consórcio:

“Temos travado uma árdua batalha desde 1º de janeiro e se não fosse o apoio dos prefeitos, especialmente dos prefeitos do Conleste e da bancada federal do Rio de Janeiro, nós provavelmente não teríamos superado esses momentos. Hoje temos o melhor presidente que poderíamos ter no Conleste e vamos fazer história com esse consórcio.”

Para Fabiano Horta, prefeito de Maricá, o Conleste será um dos principais atores na retomada do crescimento estadual.

“O Conleste hoje é um protagonista do desenvolvimento do estado.  O consórcio é uma grande oportunidade coletiva. Estamos vivendo em um momento de crise e de decadência histórica do Rio de Janeiro e nesse caos nasce uma grande oportunidade. Sem dúvida nenhuma a cadeia produtiva do pré-sal pode nos ajudar, mas precisamos entender essa cadeia e nos prepararmos para aproveitá-la ao máximo”, analisou Horta.

Ao final do encontro, Rodrigo Neves fez uma avaliação da reunião:

“Vamos ter um Conleste mais organizado, mais forte. O importante é que esse plano seja um plano não dos prefeitos, mas da sociedade. O desenvolvimento do estado do Rio vai passar obrigatoriamente pela nossa região”.

Além dos prefeitos, estiveram presentes no lançamento do Plano de Desenvolvimento do Conleste deputados federais e estaduais, vereadores, empresários e representantes da sociedade civil. Os deputados federais anunciaram no encontro a formação de uma frente parlamentar do Conleste em Brasília.