Encontro entre prefeitos e empresários franceses busca investimentos para a região do Leste Fluminense PDF Imprimir E-mail

06/12/2017 – A Prefeitura de Niterói promoveu, na tarde desta quarta-feira (6.12), um encontro de chefes do Executivo de cidades do Leste Fluminense com a embaixada da França, empresários franceses do Movimento de empresários da França (Medef), Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e empresários niteroienses.

O objetivo da reunião foi aproximar as cidades das agências de fomento e do empresariado e buscar oportunidades de negócios que possibilitem o desenvolvimento da região pelos próximos anos.

Anfitrião da reunião, o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves falou da situação financeira e fiscal da prefeitura e dos investimentos que vêm sendo realizados nos últimos cinco anos em sua gestão. Ele falou, ainda, das perspectivas positivas de crescimento de toda a região do Leste Fluminense, sobretudo com o anúncio da Petrobras de retomada das obras do Complexo Petroquîmico do Rio de Janeiro (Comperj) e do incremento da produção de petróleo pelos próximos anos em função de novos poços a serem explorados.

“Temos em Niterói uma situação muito boa, sobretudo por conta dos nossos índices de desenvolvimento humano e sócio-econômicos. Nossa cidade é bastante atraente para novos negócios, tanto que já tem atraído, inclusive, empresários franceses que aqui atuam.”, disse Neves.

Já em relação ao Leste Fluminense, Rodrigo Neves frisou que a região tem hoje o maior potencial de crescimento do estado e talvez do país pelos próximos dez a 15 anos. E salientou que os investimentos da Petrobras, de uma empresa chinesa e outras multinacionais na cadeia produtiva do petróleo certamente devem alavancar o desenvolvimento da região:

“Devemos estar preparados para esse momento. Por isso estamos desenvolvendo o planejamento estratégico do Consórcio Intermunicipal do Leste Fluminense (Conleste) para os próximos 18 anos. Através desse planejamento, vamos aproveitar as vocações naturais de cada cidade e buscar soluções conjuntas para todos os municípios que compõem o consórcio.”

O embaixador da França no Brasil, Michel Mirallet, elogiou o encontro e afirmou que vê com otimismo investimentos em Niterói e outras cidades brasileiras.

“Acreditamos que a pior fase da crise já passou e que o Brasil, ao se recuperar economicamente, viverá um novo momento de crescimento. E nós franceses estamos muito otimistas em relação a essa perspectiva de crescimento”, disse.

Representante do Medef, Philippe Delleur afirmou que o encontro é importante para aproximar empresários, gestores públicos e instituições de fomento ao desenvolvimento que poderão selar novas parcerias.

“O Medef é a maior organização de empresários da França e está no Brasil há dois anos e atuamos em diversas áreas. Encontros como este se tornam boas oportunidades de negócios para os dois lados.”

Caroline Gipp, representante do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), explicou as formas de atuação da instituição financeira e lembrou de parcerias já em curso em Niterói, como a revitalização que possibilitou a reabertura do Parque das Águas, no centro.

Por fim, o presidente da Niterói Negócios, Marcelo Haddad, fez uma apresentação dos indicadores da cidade e reforçou o potencial de Niterói e outros municípios do Leste Fluminense para investidores.

Também participaram do encontro os prefeitos de: Magé, Rafael Tubarão; Silva Jardim, Anderson Alexandre; Itaboraí, Sadinoel Souza; Casimiro de Abreu, Paulo Cezar Dames; e Guapimirim, Zelito Tringuelê, além de secretários municipais das cidades do Conleste.