Prefeitura de Niterói investirá R$ 2,9 milhões para reflorestar 2,5 milhões de metros quadrados PDF Imprimir E-mail

06/12/2017 – A Prefeitura de Niterói vai investir R$ 2,9 milhões no reflorestamento de 2,5 milhões de metros quadrados de áreas do município, com financiamento, sem necessidade de reembolso, do BNDES. O contrato para a liberação do dinheiro foi assinado nesta quarta-feira (06) pelo prefeito Rodrigo Neves e a diretora do banco, Marilene Ramos. O projeto de reflorestamento de Niterói foi aprovado depois de uma rigorosa seleção. A cidade foi a única do estado a constar entre os 12 projetos de reflorestamento aprovados pelo BNDES em todo o país.

Durante 18 meses de trabalho, a equipe técnica da prefeitura, comandada pelo secretário Executivo de Niterói, Axel Grael, discutiu com técnicos do BNDES os detalhes do projeto até conseguir sua aprovação. No programa de reflorestamento apresentado ao banco estão incluídas áreas de preservação da cidade, como as Ilhas Pai e Mãe, o Parque da Cidade e a Serra da Tiririca.

O prefeito Rodrigo Neves disse que o programa de reflorestamento, que será financiado pelo BNDES, converge com o objetivo traçado por sua gestão, desde 2013, de consolidar Niterói como a cidade mais sustentável da Região Metropolitana do Rio. Ele enumerou os programas já em andamento voltados para que a meta seja alcançada:

“Esse programa do BNDES veio em boa hora. Em 2013 traçamos uma meta ousada para termos uma cidade mais sustentável. Em 2014, nós criamos o Niterói Mais Verde, um programa que prevê várias ações, incluindo a produção de viveiro de mudas. Hoje temos três viveiros que, juntos, produzem quase cem mil mudas por ano. Criamos também um programa de proteção de áreas verdes. Em 2014 eu assinei um decreto protegendo 20 milhões de metros quadrados de áreas verdes na cidade. Graças a isso, Niterói é a cidade que tem a maior área protegida no estado. Hoje, 50% do território da cidade é constituído de áreas protegidas graças a esse decreto que eu assinei. O programa de arborização urbana também é muito emblemático. Graças a ele, nós já plantamos mais de 200 mil árvores no meio urbano”, disse o prefeito.

A diretora do BNDES, Marilene Ramos, disse que o banco está investindo R$ 40 milhões em 12 projetos de reflorestamento em todo o país e que Niterói é a única cidade do Rio a se credenciar para receber parte desse investimento.

“Niterói é uma cidade reconhecidamente verde e tem se destacado no Brasil como uma cidade onde de fato se pratica o desenvolvimento sustentável. O BNDES caminha cada vez mais para ser o banco do desenvolvimento sustentável e a agenda de regeneração vegetal é muito importante para nós, com cada vez mais investimentos para aqueles que queiram promover o reflorestamento em suas regiões. O Brasil tem uma meta de reflorestar 12 milhões de hectares de vegetação no país até 2030. É uma meta ousada e projetos como esse apresentado pela prefeitura de Niterói mostram como se pode fazer, com a inclusão social e com resultados efetivos para a população e para o nosso patrimônio natural”, disse Marilene Ramos.

Axel Grael disse que a prefeitura teve que fazer um esforço muito grande nos últimos 18 meses para conseguir a aprovação pelo BNDES do projeto de reflorestamento.

“Foi muito trabalho e várias etapas foram superadas nesse entendimento com o banco. Ser selecionado nesse edital foi resultado de um esforço grande da nossa parte. Foi uma seleção rigorosa. Não foi por acaso que Niterói foi a única prefeitura do Estado do Rio a conseguir estar entre os projetos selecionados. Mas Niterói tem experiência, tem tradição em projetos ambientais e essa parceria com o BNDES é fundamental para alcançarmos nossas metas. Quando a gente pensa na transição do nosso país e do nosso estado para uma situação de melhor sustentabilidade a gente não pode imaginar isso sem o apoio de um banco como o BNDES”, disse Axel.

Durante a assinatura do financiamento, Rodrigo Neves destacou que o morador de Niterói também pode colaborar com o programa de reflorestamento na cidade.

“Temos um programa onde o cidadão pode participar, pagando mudas nos nossos viveiros e, assim, ajudar a cidade a ser ainda mais verde. Basta acessar o site da prefeitura – www.niterói.rj.gov.br – e pedir a sua muda de mata atlântica, inclusive muda de árvore frutífera, que pode ser plantada em qualquer lugar da cidade”, disse Rodrigo Neves.