Guarda de Niterói comemora seus 80 anos com solenidade na Cidade da Ordem Pública PDF Imprimir E-mail

27/12/2017 – A Guarda Municipal de Niterói celebra, na manhã desta quinta-feira (28), em uma solenidade na Cidade da Ordem Pública, no Barreto, seu 80º aniversário. A comemoração vai reunir a tropa mirim, formada por filhos e netos de agentes, e os grandes homenageados do dia: os veteranos da guarda. O evento começa às 9h30, no auditório Antônio Cláudio Nogueira.

Criada no dia 28 de dezembro de 1937, a Guarda de Niterói vem, desde 2013, passando por uma série de mudanças, como a aquisição de viaturas e equipamentos não letais; implantação do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR); realização do maior concurso da história da Instituição, que dobrou o efetivo para 600 servidores; implantação do Regime Adicional de Serviço (RAS), que garante ao guarda direito fazer horas extras em suas folgas; além da sua nova sede, a Cidade da Ordem Pública - palco da solenidade - que foi inaugurada em 2015.

Atualmente, os servidores da Guarda contam com cursos de aperfeiçoamento e capacitação. O Departamento de Ensino e Pesquisa possui um calendário de cursos regulares. Os guardas realizam, anualmente, cursos de Qualificação Profissional em níveis estratégicos e gerenciais; curso de meio ambiente; curso de assistência social; curso de patrulha escolar e curso de trânsito, além do curso de ações táticas, que começou neste ano. Para o ano de 2018, estão previstos cursos regulares de patrulhamento com cães, oferecido pelo Batalhão de Ações com Cães (BAC-PMERJ) e um curso de Inteligência, oferecido pela Escola de Inteligência do Estado do Rio de Janeiro.