Prefeitura conclui obras no Trevo de Piratininga PDF Imprimir E-mail

20/12/2017 – A circulação de veículos na Região Oceânica nas festas de final de ano ficou facilitada. As obras de macrodrenagem em Piratininga e Itaipu foram concluídas pela Prefeitura de Niterói. Desde o último fim de semana, os motoristas que seguem de Piratininga para Itaipu já acessam a região do Trevo de Piratininga (rótula do Multicenter) normalmente. Também foram concluídas as obras na Estrada Francisco da Cruz Nunes e na Avenida Almirante Tamandaré. Com o término destas intervenções, os motoristas não precisarão mais acessar os desvios pelas ruas internas dos bairros, garantindo maior fluidez no trânsito da região.

Com o fim das obras no Trevo, as linhas de ônibus 38B (Itaipu-Charitas) e 39B (Piratininga-Charitas) voltaram, nesta quarta-feira, ao trajeto normal no trecho entre o DPO do Cafubá até o túnel Charitas-Cafubá, acessando as pistas rígidas (BHS). O ponto de ônibus neste trajeto fica na rótula do Cafubá.

Para a execução desta obra, que é a maior intervenção de macrodrenagem da Região Oceânica, foram colocados 1,7 quilômetro de galerias para escoamento de águas pluviais, a partir da Estrada Francisco da Cruz Nunes (na altura da Rua Uirapuru, ao lado do motel Status) até a Avenida Almirante Tamandaré (próximo à Rua Átila Nunes, ao lado do posto BR). A obra teve investimento de R$ 32 milhões, com recursos da Cooperação Andina de Fomento (CAF).

As intervenções resolverão problemas históricos de alagamento em áreas como o Trevo de Piratininga e na região perto do motel Status, além de beneficiar o loteamento Santo Antônio, já que após a sua execução, será possível iniciar o trabalho de microdrenagem do loteamento.

O prefeito Rodrigo Neves destacou que a prefeitura está investindo mais de R$ 100 milhões em obras de drenagem e pavimentação na Região Oceânica. “Em quatro anos e meio, a Região Oceânica teve o maior investimento de sua história. São mais de R$ 100 milhões só em drenagem e pavimentação, beneficiando bairros como Cafubá, Fazendinha, Bairro Peixoto, parte de Piratininga, Camboinhas, Maravista e Maralegre. São mais de 150 ruas com obras executadas”, enumerou o prefeito.

O secretário municipal de Obras, Vicente Temperini, explicou que, ao longo do primeiro semestre de 2018, haverá intervenções adicionais na região, mas com menor impacto no trânsito. Temperini disse que as áreas de calçadas estão sendo finalizadas e o deslocamento de alguns postes está sendo realizado pela Enel. Ainda segunda Temperini, o projeto foi adequado para incluir o maior número possível de vagas de estacionamento nas áreas próximas ao comércio.

TransOceânica – O administrador regional da Região Oceânica, Carlos Roberto Boechat, explicou que a próxima etapa será a conclusão das obras das pistas sentido Centro do trecho 6 (do supermercado Diamante até o shopping Itaipu Multicenter). Ele garantiu que estas serão intervenções com menor impacto no trânsito.” Reuniões realizadas entre comerciantes, moradores, representantes da Prefeitura e do consórcio responsável pela obra vêm possibilitando importante diálogo para o desenvolvimento dos trabalhos na região”, disse Boechat.