Guarda Municipal de Niterói se reúne para celebrar seus 80 anos de história PDF Imprimir E-mail

28/12/2017 – A Guarda Municipal de Niterói comemorou, nesta quinta-feira (28), suas oito décadas de prestação de serviços à população niteroiense. Em solenidade na Cidade da Ordem Pública, no Barreto, a comemoração reuniu a tropa mirim, formada por filhos e netos de agentes, e os grandes homenageados do dia: os veteranos da guarda.

O secretário de Ordem Pública, Gilson Chagas, lembrou que a Guarda se prepara para realizar novo concurso público. A corporação chegará a mil servidores, o máximo permitido de acordo com o número habitantes de Niterói. Ele ainda frisou a importância da presença dos agentes já aposentados, e dos pequenos da tropa mirim.

“Essa instituição olha para o seu passado, valoriza seu futuro e trabalha com seu presente. A Guarda Municipal vem desempenhando, cada vez mais, papel importante na área de segurança urbana. O concurso que será realizado em 2018 vai ampliar o nosso efetivo, que vai chegar a quase 1000 agentes”, disse.

Graduado mais antigo da Guarda, João José Alves, o inspetor Netto, de 60 anos, foi homenageado pelo neto, Enzo, de 5 anos, integrante da tropa mirim. Neto de militar, o agente contou que já contabiliza mais de quatro décadas de guarda municipal, acompanhando o crescimento da corporação.

“A GM passou por momentos muito difíceis, já fomos só 150. Hoje somos 590, graças à persistência e perseverança da corporação, que foi se renovando e crescendo. A presença da tropa mirim dá continuidade ao trabalho da guarda”, disse o veterano, que acumula 41 anos de Guarda.

Criada no dia 28 de dezembro de 1937, a Guarda de Niterói vem, desde 2013, passando por uma série de mudanças, como a aquisição de viaturas e equipamentos não letais; implantação do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR); realização do maior concurso da história da Instituição, que dobrou o efetivo para 600 servidores; implantação do Regime Adicional de Serviço (RAS), que garante ao guarda direito fazer horas extras em suas folgas; além da sua nova sede, a Cidade da Ordem Pública - palco da solenidade - que foi inaugurada em 2015.