Secretários realizam vistoria em obras de contenção de encosta no Beltrão PDF Imprimir E-mail

beltrao
28/12/2017 –
Na manhã desta quinta-feira (28/12), o secretário executivo Axel Grael, acompanhado dos secretários municipais de Obras, Vicente Temperini, e de Defesa Civil, coronel Walace Medeiros, vistoriou a obra de contenção de encosta que está sendo realizada na Travessa Beltrão, em Santa Rosa. O trabalho nesta região será concluído nas próximas semanas.

Axel Grael destaca a importância da obra para a comunidade e afirma que está sendo realizado um mapeamento de áreas de risco em toda a cidade. “Niterói vem realizando diversas obras de contenção de encostas nos últimos anos. Já foram investidos mais de R$ 50 milhões e estamos tentando captar mais R$ 100 milhões para novas intervenções”, diz, ressaltando que outra importante iniciativa é o trabalho realizado pelo Grupo Executivo para o Crescimento Ordenado de Preservação de Áreas Verdes (Gecopav), que vem intensificando as ações de combate às construções irregular.

Nesta área do Beltrão diversas técnicas foram utilizadas para a contenção da encosta, como solo grampeado, cortina atirantada, além de escadas de acesso à comunidade. “Estamos concluindo a escada hidráulica. Esta foi uma obra muito importante para esta região. O projeto no Beltrão faz parte de um contrato que inclui intervenções no Morro do Estado e na Rua 22 de Novembro, obras que também serão concluídas em breve”, explica Temperini.

O coronel Walace Medeiros destaca que além das obras, o trabalho de prevenção e esclarecimento desenvolvido junto à população com a implantação dos Núcleos Comunitários de Defesa Civil (Nudecs), formados por voluntários que moram nas comunidades e que recebem capacitação de primeiros socorros, prevenção e combate a incêndio, percepção de riscos geológicos, sistema de alerta e alarme, representou um grande avanço nos últimos anos.

“Por serem moradores das comunidades, estes voluntários realizam trabalho preventivo, detectando problemas e avisando a Defesa Civil, assim como são os primeiros a dar resposta em ações emergenciais. Nesta área do Beltrão, 32 pessoas realizaram o curso. É um trabalho constante que vem sendo realizado das comunidades e que tem enorme importância”, enfatiza Medeiros.

Para o presidente da Associação de Moradores do Beltrão, Jonatas Menezes de Oliveira Melo, esta obra muda o cenário da região, que no mesmo ano da tragédia do Morro do Bumba, perdeu 12 pessoas em um deslizamento de terra. “Esta obra representa um avanço para os moradores. Esta era a área de maior risco aqui da região. É uma importante conquista para todos nós”, finaliza.

Nestes quatro anos e meio, a atual administração da Prefeitura já realizou mais de 50 obras de contenção, onde foram investidos mais de R$ 50 milhões. Entre elas, pontos na Grota do Surucucu, em São Francisco; Morro do Holofote, no Fonseca; Morro do Palácio, no Ingá; Rua Engenheiro Guilherme Greenhalgh, em Icaraí; Rua Fagundes Varela, entre Ingá e Icaraí; além da obra na Rua Martins Torres, em Santa Rosa, concluída no início de março, onde uma pedra de 25 toneladas rolou em 2015 provocando a interdição de um prédio residencial e forçando moradores a deixarem suas casas.