Estudantes da Rede Municipal de Niterói voltam às aulas nesta segunda-feira PDF Imprimir E-mail

02/02/2018 – Alunos das 91 unidades escolares municipais de Niterói retornam às aulas nesta segunda-feira, 5 de fevereiro. Para garantir a segurança na volta às aulas, serão retomados os programas Ronda Escolar e Travessia Segura, com o apoio da Guarda Municipal e da Niterói Transporte e Trânsito (Nittrans). Os guardas visitarão diariamente todas as unidades, enquanto os agentes de trânsito estarão posicionados nos locais de maior movimento para orientar os alunos e motoristas. Eles distribuirão folhetos educativos na primeira semana de aulas.

Atualmente, a rede conta com 42 Unidades de Educação Infantil (UMEI) e 49 de Ensino Fundamental. Em março, está prevista a inauguração da UMEI do Preventório, localizada no bairro de Charitas. A escola vai atender a aproximadamente 360 crianças, de 2 a 6 anos, em horário integral.

De acordo com a secretária Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Flávia Monteiro de Barros, o desafio este ano é dar continuidade ao trabalho pedagógico implantado em 2017. “Pensamos sempre na qualidade da educação dos nossos alunos e em ações pedagógicas que possam contribuir para a aprendizagem dos estudantes da rede”, disse.

O presidente da Fundação Municipal de Educação, Bruno Ribeiro, destaca que o processo de formação voltado para os profissionais da rede será uma das prioridades para 2018. "Precisamos ter profissionais qualificados dentro das unidades para que eles possam auxiliar no processo de aprendizagem dos alunos. Assim, contribuímos para um ensino público de qualidade”, afirma.

Prefeitura de Niterói se mobiliza para garantir segurança e mobilidade na volta às aulas

A Prefeitura de Niterói vai mobilizar vários órgãos públicos para garantir mais segurança e mobilidade no reinicio do ano letivo na cidade. Em Icaraí, uma novidade: os agentes do programa Niterói Mais Segura, além do patrulhamento das ruas do bairro, darão mais atenção ao entorno das unidades de ensino.

A Guarda Municipal retomará a Patrulha Escolar, das 7h às 22h30. Os agentes se dividirão em polos de atuação para atender chamados das escolas em caso de necessidade. Além disso, a Coordenadoria de Trânsito da Guarda Municipal vai atuar no entorno das escolas na hora do rush, para evitar engarrafamentos.

A NitTrans também retomará nesta segunda a ‘Operação Volta às Aulas’, realizada anualmente pela Prefeitura de Niterói, desde 2013. Este ano o programa alcançará 91 escolas da cidade. O objetivo é intensificar as orientações sobre Educação Para o Trânsito junto a estudantes e seus responsáveis, professores e toda a comunidade escolar das redes pública e privada.

“O trânsito faz parte do nosso dia a dia. Por isso, precisamos ensinar nossas crianças desde cedo sobre a Educação Para o Trânsito, pois assim elas se tornarão cidadãos mais conscientes”, reforça o presidente da NitTrans, coronel Paulo Afonso Cunha.

Durante a operação são realizadas ações nas escolas, nos intervalos, na entrada ou na saída dos alunos. Entre os temas recorrentes estão a necessidade de respeitar a sinalização de trânsito; a importância de estar atento no momento da travessia; a obrigação do uso do cinto de segurança, mesmo no banco de trás; o risco do uso do celular enquanto dirige, entre outros assuntos.

“Os professores tornam-se multiplicadores da Educação Para o Trânsito dentro da sala de aula, trabalhando o tema em diversas disciplinas. Além disso, há total apoio para as escolas, com palestras, abordagens e distribuição de material informativo. A NitTrans está sempre disposta a atender escolas públicas e privadas, universidades e empresas. Assim Niterói conseguiu fazer a diferença no quesito educação para o trânsito”, explica a chefe do Departamento de Educação para o Trânsito da NitTrans, Priscila Rocha.

O trabalho desenvolvido pela NitTrans consiste em promover ações e distribuir materiais que esclareçam sobre direitos e deveres, responsabilidades e educação para o trânsito, no retorno às aulas, quando os estudantes estão mais expostos ao trânsito. A operação é realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia e com a equipe do Programa Niterói de Bicicleta.