Prefeitura realiza dia D de vacinação contra a febre amarela PDF Imprimir E-mail

03/03/2018 – Com objetivo de reforçar a imunização contra Febre Amarela, o município de Niterói realizou neste sábado, 03/03, o Dia D da campanha de vacinação. Até o início da tarde, 1200 pessoas receberam a dose nos 48 pontos que ofereceram a vacina e funcionaram das 08h às 17 horas recebendo a população. A Fundação Municipal de Saúde mobilizou 700 profissionais para a ação.

O caseiro Josenildo Antônio da Silva, 39 anos, procurou a Policlínica de Itaipu para receber a dose da vacina e considerou o atendimento muito bom. “O atendimento aqui foi ótimo, fui bem atendido pelos profissionais. Sei da importância da vacinação e toda a minha família está imunizada. Achei muito bom a unidade abrir neste sábado, já que trabalho durante a semana”, contou.

A secretária municipal de Saúde, Maria Célia Vasconcellos, visitou as unidades de saúde acompanhando a ação e alertou para importância da imunização. “É muito importante que as pessoas que ainda não receberam a dose da vacina procurem uma unidade. As doses continuam disponíveis para população de segunda a sexta-feira nos pontos de vacinação”, declara.

De acordo com Maria Célia, grande parte da população da cidade já está imunizada. “No município 357.380 mil pessoas receberam doses da vacina. Só no ano passado, foram aplicadas mais de 193 mil doses e, nos dois primeiros meses de 2018, 98.358 mil pessoas receberam a vacina”, afirmou a secretária.

Por determinação do Ministério da Saúde, as doses aplicadas continuam sendo fracionadas. Os viajantes e pessoas que devem receber doses integrais (crianças de nove meses a dois anos, gestantes e pessoas com condições clínicas especiais) deverão informar aos profissionais no momento em que chegarem à unidade de saúde para avaliação. Todas as pessoas que procuraram pela vacina passaram por uma triagem antes de receber a dose.

Nos últimos 10 anos, 357.380 mil pessoas receberam doses da vacina, representando 76.5% do público alvo da cidade. Só no ano passado, foram aplicadas mais de 193 mil doses e, nos dois primeiros meses de 2018, 98.358 mil pessoas receberam a vacina.

O Ministério está seguindo a recomendação da Organização Mundial da Saúde e adotou os padrões internacionais da dose única. Ou seja: quem toma a vacina padrão da febre amarela no Brasil está imunizado pelo resto da vida. Quem tomar a vacina fracionada estará protegido por oito anos.

A vacinação continua de segunda a sexta-feira, das 08 às 17 horas, em todas as policlínicas regionais do município (Centro, Santa Rosa, Fonseca, Largo da Batalha, Itaipu, Barreto e Engenhoca); na Policlínica Comunitária de Jurujuba; nas Clínicas Comunitárias da Família da Teixeira de Freitas, Ilha da Conceição, Badu e Várzea das Moças; nos módulos do Programa Médico de Família do Viçoso, Marítimos, Atalaia, Bernadino, Morro do Céu, Ititioca, Ponta da Areia, Vila Ipiranga, Engenho do Mato, Cantagalo, Sapê, Cafubá I, II e III, Maravista, Matapaca, Caramujo, Jonathas Botelho, Leopoldina, Maruí, Palácio, Preventório I e II, Viradouro, Vital Brazil, Martins Torres, Maceió, Nova Brasília e Grota I e II; nas Unidades Básicas de Santa Bárbara, do Baldeador, Piratininga, Centro, Engenhoca e Morro do Estado; e na Policlínica Naval de Niterói.

A doença – A febre amarela é transmitida através da picada de mosquitos. Os sinais e sintomas mais comuns da doença são: febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, náuseas e vômitos que duram, em média, três dias. Nas formas mais graves da doença, podem ocorrer icterícia (olhos e pele amarelados), problemas no fígado e nos rins, hemorragia e cansaço intenso.