Guardas Municipais de Niterói resgatam balão de seis metros em rua movimentada de Icaraí PDF Imprimir E-mail

23/03/2018 – Um balão com mais de seis metros foi resgatado nesta manhã (23-03) pela Coordenadoria de Trânsito da Guarda Municipal de Niterói, numa das esquinas mais movimentadas de Icaraí, entre as ruas Presidente Backer e Avenida Roberto Silveira. Ao avistarem o balão, a equipe agiu rápido e em menos de cinco minutos evitou que o artefato caísse na rua ou atingisse pedestres que passavam pelo local. Soltar balão é crime. A Defesa Civil faz, através do Núcleos Comunitários de Defesa Civil (Nudecs), monitoramento de balões. Já o Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) recebe denúncias pelo número 153.

O incidente aconteceu por volta das 7 h, quando é grande o número de pessoas no local, principalmente por se tratar de rota para as inúmeras escolas da redondeza.

“Percebemos que o balão estava caindo e, de imediato, cercamos os perímetros, e impedimos que fosse resgatado pelos supostos baloeiros. Cerca de dez pessoas tentaram resgata-lo. No momento que conseguimos pegar o balão constatamos que ainda estava aceso e retiramos a bucha para evitar que pegasse fogo e oferecesse riscos maiores. O balão foi rasgado e descartado como lixo. Isso é um perigo e contra a lei, expõe as pessoas e representa risco de incêndios”, explicou o subinspetor Marcelo Assumpção, coordenador da Inspetoria de Trânsito.

Ele contou ainda que muitos pedestres e motoristas que passavam pelo local ficaram admirados e surpresos com o balão, naquele horário, caindo na rua. Além do bojo de seis metros, o artefato possuía uma bandeira com cerca de cinco metros.

Prefeitura de Niterói tem cerca 200 voluntários de combate à queimadas

Desde 2014, a Prefeitura de Niterói conta com o projeto Niterói Contra Queimadas, iniciativa voltada às ações de prevenção e combate à incêndios em vegetação, constituída de ações de mapeamento de áreas vulneráveis, rondas preventivas nessas áreas, elaboração de plano de contingência que prevê ações integradas entre prefeitura e Corpo de Bombeiros, capacitação dos guardas ambientais para combate à incêndios e, por fim, convocação e capacitação de voluntários para integrarem o Nudec Queimadas. O Programa já capacitou 200 voluntários.