Prefeito Rodrigo Neves participa de Congresso Internacional de Saúde em Cuba PDF Imprimir E-mail

22/04/2018 - O prefeito Rodrigo Neves viajou neste domingo (22/04) para Cuba. Ele vai participar, ao lado da secretária municipal de Saúde, Maria Célia Vasconcellos, do Congresso Internacional de Saúde Pública, um dos maiores eventos sobre medicina de família do mundo. O prefeito irá apresentar no evento um painel sobre os avanços do programa Médico de Família de Niterói.

“Em 1991, Niterói foi a primeira cidade brasileira a ter uma parceria com Cuba para a implantação do Médico de Família, na época um projeto pioneiro, que depois virou o programa Saúde da Família, do Ministério da Saúde. Em 2013 nós resgatamos esse acordo de cooperação como os cubanos e revitalizamos o programa em Niterói. Por isso, será uma honra apresentar aos cubanos os resultados positivos dessa retomada”, disse o prefeito.

Rodrigo Neves também vai aproveitar a viagem para, no Ministério da Cultura de Cuba, finalizar detalhes com o Instituto do Cinema cubano, para a realização de um festival de cinema cubano e latino-americano em Niterói.

O prefeito também vai a Havana com a missão de trazer novamente a Niterói a Companhia de Balé cubana, que se apresentou aqui em um festival de cultura cubana. “A Companhia de Balé de Cuba é uma das melhores do mundo e quero que ela volte a Niterói para uma apresentação no Teatro Municipal”, disse Neves.

Outra agenda do prefeito em Cuba será na Secretaria de Defesa Civil, no Ministério de Gestão. O prefeito vai buscar cooperação na área de prevenção às consequências de fenômenos Climáticos. ”Os cubanos têm uma experiência muito emblemática de enfrentamento aos fenômenos climáticos. Aquela região é muito sensível aos furacões e, por conta disso, eles têm uma das melhores experiências do mundo de defesa civil. Nós temos muito o que aprender com as experiências positivas deles”, destacou o prefeito.

Durante os cinco dias que o prefeito estará fora do país, o vereador Milton Cal, primeiro vice-presidente da Câmara Municipal, assumirá o cargo de prefeito interinamente. A vaga deveria ser ocupada pelo presidente da Câmara, vereador Paulo Bagueira, mas ele  está em uma viagem aos Estados Unidos

“Assumir a prefeitura interinamente para um vereador, como eu, que vem de bairros carentes é muito importante e um marco histórico na nossa cidade. Darei nesses dias continuidade ao bom trabalho desenvolvido pelo prefeito Rodrigo Neves”, disse o vereador Cal.

O vereador Leandro Portugal assumirá a presidência da Câmara nessa semana.