Em um ano de funcionamento, túnel Charitas-Cafubá já contabiliza mais de 15 milhões de travessias PDF Imprimir E-mail

06/05/2018 – Com uma média de 42.500 mil veículos por dia atravessando suas galerias, o túnel Charitas-Cafubá completa um ano de funcionamento neste domingo (6/5). A ligação entre a Zona Sul e a Região Oceânica, que já contabiliza mais de 15,3 milhões de travessias, mudou a realidade dos moradores e encurtou distâncias. E, a partir do segundo semestre, duas novas linhas de ônibus passarão a operar no túnel seguindo até o Centro de Niterói.

O túnel Charitas-Cafubá é parte da TransOceância, corredor viário com 9,3 quilômetros de extensão, que passa por 12 bairros, e terá sua obra concluída este mês. No segundo semestre, será iniciado o sistema BHS. Serão 13 estações de ônibus BHS, beneficiando 125 mil moradores. No plano operacional da TransOceânica, cinco linhas de ônibus sairão de diversos bairros da Região Oceânica, três linhas seguirão pelo Largo da Batalha e duas novas linhas passarão pelo túnel seguindo até o Centro de Niterói.

“Mais que uma obra viária e de mobilidade, este é um projeto de incentivo ao transporte coletivo, de implantação de novas ciclovias e de melhoria da Estrada Francisco da Cruz Nunes, que está sendo totalmente requalificada e modernizada. Essas obras deixam um legado para as próximas gerações e para o desenvolvimento do futuro de nossa cidade”, afirma o prefeito de Niterói Rodrigo Neves.

Fluxo de veículos – A nova ligação entre a Zona Sul e a Região Oceânica, que era esperada pelos niteroienses há mais de 70 anos trouxe resultados positivos no trânsito ao desafogar pontos tradicionalmente críticos como o Largo da Batalha e a Avenida Presidente Roosevelt, em São Francisco.

Referência em sustentabilidade e segurança para os usuários, o túnel conta com um moderno Centro de Controle Operacional (CCO), que utiliza um sistema inteligente de monitoramento com equipamentos que informam, em tempo real, tudo que acontece nas duas galerias. São 40 câmeras, seis painéis de mensagens, 80 interfones de emergência e 200 sinalizadores de evacuação de área. Para a iluminação são usadas 1.100 lâmpadas de LED.

Ciclovia - Cada uma das galerias tem 1,3 km de extensão e três pistas (duas para carros, uma para ônibus do sistema BHS), além de uma ciclovia, proporcionando ainda mais espaço na cidade para a bicicleta como meio de transporte. A Prefeitura de Niterói vem investindo cada vez mais na malha cicloviária da cidade. Só na Região Oceânica serão feitos 61,3 quilômetros de ciclovia.