Niterói Presente chegará à Alameda São Boaventura PDF Imprimir E-mail

11/05/2018 – O programa Niterói Presente chegará à Alameda São Boaventura, no Fonseca, no dia 21 de maio. Custeado integralmente pela Prefeitura de Niterói, o programa faz parte de um pacote de ações da administração municipal em apoio às forças de segurança do Governo do Estado e começou a funcionar na cidade no dia 15 de dezembro pelo bairro de Icaraí. Foi estendido para o Centro, Santa Rosa e Jardim Icaraí nos primeiros meses deste ano. O Fonseca será o primeiro bairro da Zona Norte da Cidade a contar com o programa.

O Niterói Presente segue o modelo implantado com sucesso em bairros do Rio de Janeiro, como Lapa, Centro, Lagoa, Aterro, Méier e Copacabana. A Alameda e ruas transversais serão patrulhadas, das 6h30 às 22 horas por grupos formados por dois policiais miliares e um agente civil de segurança. Participam do programa policiais militares aposentados e da ativa em dias de folga em troca de uma remuneração extra paga pela prefeitura.

O número total de agentes que atuarão na Alameda será definido nos próximos dias. Em Icaraí trabalham diariamente 150 agentes, no Centro são 150 homens e em Santa Rosa e Jardim Icaraí, 50 agentes.

Em cinco meses de atuação, além da confiança de moradores e comerciantes, o Niterói Presente contabiliza a prisão de mais de 100 acusados por crimes. Foram tirados das ruas de Niterói 63 pessoas com mandados de prisão expedidos pela Justiça, sete presos em flagrante por roubo, 12 presos por furto, 3 presos por tráfico, 16 presos por porte e uso de drogas e 2 presos por receptação de mercadoria roubada. Também foram recuperados 10 veículos que haviam sido roubados e apreendidas 14 facas, 2 tesouras e 2 alicates de grande porte que estavam em poder dos criminosos. Um dos menores apreendidos pelos agentes é acusado de chefiar o tráfico no Morro do Estado.

Premiação ao guardas – De acordo com os números do Instituto de Segurança Pública (ISP), no terceiro trimestre de 2017 baixaram os índices de criminalidade na área da 76ª DP, integrada pelos bairros da região central de Niterói (Centro, Gragoatá, Ingá, São Lourenço, Bairro de Fátima e Ponta D’Areia). Houve redução no roubo de rua; letalidade violenta, que inclui homicídios, latrocínio e morte decorrente de intervenção policial; e roubo de veículos.

Diante da redução dos índices, a Prefeitura de Niterói vai pagar na próxima segunda-feira (14/05) uma gratificação, que varia de R$ 300,00 a R$ 1,5 mil, aos 418 guardas municipais que trabalham na região, dando apoio às policias civil e militar no combate à violência na cidade.

Patrulha escolar – Também na segunda-feira, a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) entregará cinco veículos para a Guarda Municipal, que serão utilizados para reforçar o programa Patrulha Escolar.

A atuação da patrulha escolar consiste no patrulhamento preventivo nos bairros onde há escolas municipais, realizado das 7h às 22h30, de segunda a sexta feira. Em média, a patrulha permanece por 30 minutos em cada colégio, caso não haja ocorrências. Além do patrulhamento preventivo, as equipes da Guarda Civil Municipal realizam palestras e atividades com alunos e professores, sobre o perigo das drogas, bullying e violência nas escolas, educação no trânsito e primeiros socorros.