Dia D de vacinação contra a gripe ocorre neste sábado PDF Imprimir E-mail

11/05/2018 – A Prefeitura de Niterói realiza, neste sábado (12), o Dia D de mobilização da campanha nacional de vacinação contra a gripe. Mais de 500 profissionais estarão atendendo em todas as policlínicas regionais, unidades básicas de saúde e módulos do Programa Médico de Família, das 8h às 17h. A expectativa da Fundação Municipal de Saúde é imunizar, até 1º de junho, cerca de 170 mil pessoas, 90% de cada grupo do público-alvo da campanha.

A secretária municipal de Saúde, Maria Célia Vasconcellos, convoca a população para receber a imunização.

“É muito importante que as pessoas que ainda não receberam a dose da vacina procurem uma unidade. Quem não puder ir durante semana, procure um dos 54 postos de vacinação que estarão abertos neste sábado para se proteger da doença”, convida a secretária, esclarecendo que a vacina é fabricada com partículas inativadas dos vírus H1N1, H3N2 e B e, portanto, é incapaz de produzir a doença.

O público-alvo da campanha é formado por pessoas a partir de 60 anos, crianças de seis meses e menores de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias), trabalhadores de saúde, professores das redes pública e particular, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade – o que inclui adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas – e os funcionários do sistema prisional. Portadores de doenças crônicas não transmissíveis, que inclui pessoas com deficiências específicas, devem levar a prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina.

Documentos – Para receber a dose da vacina, as pessoas que fazem parte dos grupos-alvo da campanha devem comparecer às unidades de saúde levando carteira de identidade e outros comprovantes de acordo com os grupos a que pertencem:

- Trabalhadores das áreas de Saúde e Educação devem apresentar identidade profissional ou crachá.

- Crianças de 6 meses até 4 anos, 11 meses e 29 dias, cartão de vacinação.

- Pessoas com 60 anos ou mais, carteira de identidade.

- Pessoas com doenças crônicas (a partir dos 5 anos), solicitação médica, com indicação da doença.

- Puérperas, certidão de nascimento do bebê, ou cartão do pré-natal, ou cartão de vacinação do bebê; e as gestantes só precisam declarar que estão grávidas.

Doença – A Influenza, comumente conhecida como gripe, é uma doença viral febril, aguda, geralmente benigna e autolimitada. Frequentemente é caracterizada por início abrupto dos sintomas, que são predominantemente sistêmicos, incluindo febre, calafrios, tremores, dor de cabeça, mialgia e anorexia, assim como sintomas respiratórios com tosse seca, dor de garganta e coriza. A infecção geralmente dura uma semana e com os sintomas sistêmicos persistindo por alguns dias, sendo a febre o mais importante.