Lagoa de Piratininga: amostras de água serão coletadas para identificar causas de coloração atípica PDF Imprimir E-mail

11/05/2018 – A concessionária Águas de Niterói irá coletar amostras da água da Lagoa de Piratininga com o objetivo de analisar as causas da coloração esverdeada do espelho d’água, verificada há alguns dias. A coleta foi pedida pelo secretário Executivo da Prefeitura de Niterói, Axel Grael, que fez uma vistoria na lagoa na tarde desta sexta-feira (11.05).

O secretário verificou de perto o problema, no trecho da lagoa que fica no Tibau. Axel Grael disse que o a cor verde da água é verificada de forma recorrente nesta época do ano, em função do excesso de nutrientes no fundo da lagoa.

“O que ocorre é o bloom das algas, termo utilizado para designar a proliferação anormal de algas, que pode provocar a coloração atípica das águas nessa época do ano . À medida que avançamos no outono/inverno, passamos a ter uma maior variação de temperatura, quente de dia e frio à noite. Somada à presença de ventos à noite, pode gerar um movimento vertical na coluna d´’agua, disponibilizando nutrientes contidos no lodo do fundo, o que favorece a proliferação de micro-organismos. Pedi o exame das amostras para verificarmos que tipo de micro-organismos estão se proliferando e causando a coloração esverdeada”, explicou Grael.

O secretário disse ainda que a Prefeitura de Niterói está implementando várias ações para recuperar a Lagoa de Piratininga. Dentro do programa Pro Sustentável, no dia 26 de abril foi lançado o edital que permitirá a contratação de serviços de levantamentos de parâmetros de qualidade da água, quantidade e composição dos sedimentos, modelagem da circulação das águas, biodiversidade e outros.

“Com estes serviços contratados, a Prefeitura poderá monitorar e conhecer em detalhes o que acontece nas lagoas, identificará situações atípicas mas, acima de tudo, poderemos planejar a gestão do Sistema Lagunar para o curto, médio e longo prazo, definindo as prioridades e as medidas preventivas e de recuperação para os problemas”, disse Axel.

Outras iniciativas que serão implantadas pela prefeitura são o Parque Orla de Piratininga, com melhoria do ecossistema e controle dos fatores de degradação da orla; pavimentação de vias, que reduz substancialmente o assoreamento; ampliação dos sistema de drenagem, que permitirá a redução da quantidade de águas pluviais na rede de esgoto, o que prejudica a eficiência das Estação de Tratamento (ETEs), além da renaturalização do Rio Jacaré e do Programa Se Liga, parceria do Inea com a prefeitura e a concessionária Águas de Niterói para que as residências se liguem à rede de esgoto.