Niterói recebe evento de judô infantil com mais de 500 crianças PDF Imprimir E-mail

18/05/2018 – Mais de 500 jovens judocas participam, neste sábado (19), do 1º Festival de Iniciantes de Judô, no Canto do Rio Football Club. Organizado pela Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro, com apoio da Prefeitura de Niterói, o evento é aberto para atletas não-federados, que serão divididos em 4 classes de idade (Sub 9, Sub 11, Sub 13 e Sub 15). A programação começa às 8h30, com um “aulão” para o atletas de 4 a 6 anos.

O Festival será dividido em duas partes, uma competitiva e outra interativa. O “aulão” com atividades lúdicas para crianças de 4 a 6 anos, que não precisam estar federadas, terá duração de aproximadamente uma hora.

O secretário municipal de Esporte e Lazer, Luiz Carlos Gallo, ressalta a importância do estímulo à prática do esporte já nas categorias de base.

“O judô é um esporte olímpico, com um histórico de inclusão social e que precisa ser fomentado em Niterói. Esse campeonato é para categorias iniciais, para atletas jovens, isso é muito importante para o estímulo da prática desde a base”, defende.

O presidente da FJERJ, Jucinei Costa, explica que parte competitiva começa às 10h, com os atletas de Sub 9 (7 e 8 anos) até o Sub 15 (13 e 14 anos). O sistema de disputas será de eliminatórias simples e os três primeiros colocados receberão medalhas pelas colocações. Os demais também ganharão láureas pela participação.

“O nosso objetivo é criar um ambiente saudável para que os judocas que não atingiram o mais alto nível competitivo possam se acostumar aos torneios. Para aqueles que ainda nem pensam em competir, as crianças até seis anos de idade, a ideia é que possam se divertir em uma atividade voltada especificamente para eles”, detalha.

Programação:

08h30: Concentração para o “Aulão”

08h45: Pesagem do Sub 9 Masculino

09h: Início do Aulão