Rodrigo Neves se reúne com vice-secretária-geral da ONU PDF Imprimir E-mail

12/07/2018 – O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, participou, nesta quinta-feira (12), de um encontro da diretoria da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) com a vice-secretária-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Amina J. Mohammed, em Nova York. Na reunião foi discutida a participação da organização no 5º Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável (EMDS), o maior evento sobre sustentabilidade urbana do Brasil, que será realizado em 2019.

“O tema do EMDS de 2019 será os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, uma agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável composta por objetivos e metas a serem atingidos até 2030, nas áreas social, ambiental, econômica e institucional. A participação da ONU no evento é de extrema importância. É fundamental pensar globalmente e agir localmente”, explica Rodrigo Neves, que ocupa uma das vice-presidências da FNP.

O prefeito de Niterói faz parte de uma comitiva de 12 prefeitos, convidados pela FNP e pela organização Comunitas, que participa do programa “Acelerando o crescimento das cidades brasileiras”, um curso voltado para lideranças públicas na Universidade de Columbia, nos Estados Unidos.

O treinamento, que tem foco em eficiência na gestão, liderança, inovação e governança, também conta com a presença de líderes políticos dos EUA, como o ex-prefeito de Indianápolis e ex-vice-prefeito de Nova York, Stephen Goldsmith, atual diretor para inovação da Universidade de Harvard.

Outro encontro foi com a procuradora Rose Hearn, que foi chefe do Departamento de Investigação de Nova York (DOI-NYC), importante instituição de controle interno e prevenção à corrupção, onde foram discutidos temas como integridade, transparência e governo aberto. O prefeito também visitou a agência de classificação de risco de crédito Standard & Poor's para apresentar Niterói a investidores e falar sobre a gestão fiscal e a estratégia de desenvolvimento econômico do município.

Nesta sexta-feira (13/07), o prefeito participa de encontro no departamento de polícia de Nova York com objetivo de conhecer o plano de ação da cidade, que tinha índices elevados de violência urbana nas décadas de 80 e 90, e implantou um programa que reduziu significativamente os problemas de segurança pública.

"Apesar da atribuição constitucional do Estado em cuidar das polícias, em Niterói, temos apoiado muito as forças de segurança pública. No início do mês de agosto, vamos apresentar e iniciar um conjunto de novas ações para segurança pública na cidade, e conhecer o "case" de Nova York é muito importante para o êxito de nosso plano", ressalta o prefeito.