Complexo Esportivo do Barreto será revitalizado PDF Imprimir E-mail

08/08/2018 – O Complexo Esportivo do Barreto, na Zona Norte de Niterói, será revitalizado, com reformas na administração, quadra poliesportiva e campo de futebol, que também ganhará grama sintética. Nesta quarta-feira (8), foi assinado o termo de cooperação e a ordem de início para a requalificação do Complexo Esportivo do Barreto. A Organização de Sociedade Civil (OSC) Espaço Cidadania e Oportunidades Sociais (Ecos) foi a vencedora do chamamento público e também assumirá a gestão administrativa do espaço, garantindo serviços e atividades esportivas e de lazer para a população da região.

O termo de cooperação prevê a requalificação do Complexo Esportivo com aproveitamento, reparo, aquisição, montagem e instalação de equipamentos. O secretário municipal de Governo, Bira Marques, enfatizou a importância desta iniciativa.

“Estamos apostando neste novo modelo de gestão para revitalizar este espaço tão importante para os moradores desta região. A Prefeitura de Niterói está olhando para a cidade como um todo, realizando investimentos em todas as regiões, e a Zona Norte já contabiliza conquistas muito significativas, como a revitalização do Horto do Fonseca, a construção da Plataforma Digital e, agora, este parque esportivo”, disse Marques.

O secretário executivo Axel Grael lembrou que o esporte contribui muito para a inclusão social e que a reforma deste espaço trará muitos benefícios para os jovens do bairro.

“Este é um espaço público que, além do esporte, também é dedicado à convivência. Estamos atentos às demandas da sociedade e buscando iniciativas que atendam suas necessidades e tornem as pessoas mais motivadas para o desenvolvimento de uma sociedade cada vez melhor”, aponta.

O contrato terá vigência de 24 meses e a organização assume o espaço logo após a assinatura do termo. O presidente da Ecos, Fábio Néspoli Magalhães, explicou que os três primeiros meses serão destinados à requalificação do complexo com construção e instalação de novos equipamentos. Já as atividades esportivas e de lazer serão iniciadas gradativamente, à medida que os equipamentos forem liberados.

“Nossa previsão é de que até em dezembro os equipamentos estejam prontos. Teremos também um novo espaço para artes marciais. Faremos a inscrição dos jovens e continuaremos atendendo aos idosos também. Vamos ouvir a população do entorno e realizar pesquisas constantemente”, disse Néspoli.

O administrador regional do Barreto, Bernardo Barros, ressaltou as melhorias que vêm sendo realizadas no bairro nos últimos anos e afirmou que a revitalização do complexo esportivo terá grande importância, principalmente, para os jovens. “Sou nascido e criado no Barreto e sei da importância de recuperação deste espaço para a população”, afirmou.

O presidente da Associação de Moradores do Maruí Grande, Ricardo de Almeida Gonçalves Cruz, o Bigu, comemorou a assinatura da ordem de início para a revitalização do complexo e não escondia sua ansiedade: “Não vejo a hora de estar tudo pronto. Estamos vivendo um novo momento no Barreto. Ter uma quadra poliesportiva coberta aqui será uma enorme conquista”, finalizou.