Nota de esclarecimento sobre árvores PDF Imprimir E-mail

Nos últimos cinco anos, a Prefeitura de Niterói já plantou mais de 50 mil mudas em diversos bairros da cidade, através de projetos como o Verdes Notáveis ou de compensação ambiental. Toda a atuação da equipe de arborização é acompanhada por biólogos que seguem protocolo de segurança. Além disso, também está sendo realizado o georreferenciamento de todas as árvores da cidade, para otimizar o acompanhamento de cada uma delas.

As supressões são realizadas apenas quando as árvores apresentam risco ou em casos em que comprometem a acessibilidade. Desta forma, toda supressão conta com laudo técnico prévio. Das 370 árvores suprimidas, cerca de 150 são leucenas, leguminosas que impedem o crescimento das árvores e consideradas uma das piores espécies invasoras.

Para cada árvore suprimida, são plantadas, em média, até seis outras árvores. Porém, nem sempre o plantio de uma muda é realizado no mesmo local onde a árvore foi retirada, tendo em vista a incompatibilidade urbana da via. Na Avenida Ary Parreiras, por exemplo, 200 mudas foram plantadas em locais onde antes não havia árvores.

Niterói conta com um arboreto antigo, com muitas árvores plantadas na mesma época e de espécies que não são ideais por apresentarem crescimento rápido, mas com ciclo de vida curto. Nesta época em que muitas foram plantadas, a densidade da cidade era menor e havia menos poluição, desta forma os conflitos eram menores.

Em sua gestão, o prefeito Rodrigo Neves criou o Decreto Municipal 11744/2014, instituindo o Parnit e preservando cerca de 50% do território do município de áreas protegidas. Niterói é a primeira e única cidade brasileira, até o momento, a conseguir recursos do BNDES, no valor de R$ 3 milhões, para projetos de restauração ecológica de 203 hectares da Mata Atlântica. Com mais estas iniciativas, nos próximos anos, Niterói vai ganhar ainda mais mudas.