Primeiro parklet de Niterói entra em funcionamento em Icaraí PDF Imprimir E-mail

17/08/2018 – O parklet começa a virar realidade em Niterói. Graças a ele o espaço que um único carro estacionado ocupa em uma rua pode se transformar em uma área compacta de convivência com bancos, mesas e jardins para serem aproveitados por dezenas de pessoas. Esse tipo de ocupação do espaço público foi regulamentado pela prefeitura em março deste ano.

Para implantar um parklet, o interessado deve apresentar o projeto na Secretaria de Urbanismo, que vai levar em conta o impacto no trânsito e na conservação das vias, por exemplo, antes de conceder a autorização. Todos os custos de instalação e manutenção dos parklets são de responsabilidade dos solicitantes.

Desde a regulamentação, a prefeitura já recebeu cinco pedidos de autorização para a instalação de parklets: quatro de estabelecimentos comerciais de Icaraí e um do Centro. O primeiro a entrar em funcionamento será na Rua Capitão Zeferino, em Icaraí, em frente ao restaurante de comida japonesa Temakeria e Cia.

Qualquer estabelecimento comercial e até mesmo pessoas físicas podem expandir o passeio público, criando miniparques, estacionamentos para bicicletas ou pranchas de surf, e até pontos de reciclagem no espaço ocupado por uma vaga de estacionamento.

O secretário municipal de Urbanismo e Mobilidade, Renato Barandier, explica que o parklet não é considerado uma extensão comercial dos estabelecimentos. São proibidas a venda de produtos e a utilização do local apenas para clientes do estabelecimento.

Barandier diz que há uma série de regras a serem seguidas para a instalação dos parklets.

“Os parklets não podem ser implantados em ruas principais ou arteriais, impedir uma faixa de rolamento ou prejudicar a manutenção da estrutura subterrânea, por exemplo. Também existe uma previsão máxima de parklets por rua e os locais terão aparatos de segurança para que um carro manobrando para entrar em uma vaga vizinha estacione com segurança”, exemplifica.

Como ponto positivo, Barandier lembra que a instalação dos parklets aumenta do fluxo de pedestres e a área acaba se tornando mais segura e os parklets passam a ser um espaço de lazer integrado ao bairro.