Sistema Municipal de Defesa Civil entra em ação combatendo incêndio em floresta PDF Imprimir E-mail

14/09/2018 – A ação rápida de diversos órgão municipais de Niterói a partir da colocação em prática do Sistema Municipal de Defesa Civil, impediu nesta tarde (14), que um incêndio se alastrasse e ganhasse grandes proporções em um local de proteção ambiental no Bairro de Santo Antônio, na Região Oceânica, em érea do Parque Estadual da Serra da Tiririca. O início do foco foi detectado no final da manhã, por Câmeras do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), que acionou de imediato agentes da Coordenadoria da Guarda Ambiental de Niterói, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros. Agentes do Instituto de Meio Ambiente (Inea), também participaram do combate ao fogo.

Um homem que havia ateado fogo em um terreno, foi levado para a 81 DP em Itaipu, por guardas ambientais. Na delegacia, o indivíduo confirmou que ateou fogo, em local de mato. Pelo artigo 41, da lei de crimes ambientais, provocar incêndios em matas ou florestas, pode levar o autor a responder processo criminal.

Durante mais de três horas, as equipes controlaram o incêndio que chegou a se alastrar por um pequeno trecho e para uma área de difícil acesso.  A Guarda Ambiental utilizou abafadores e sacos costais. O trabalho foi orientado pelas câmeras do Cisp.

“As equipes avançaram o máximo que puderam e conseguiram debelar o incêndio numa área. Para acabar com o restante do fogo, foi necessário o acionamento de um helicóptero do Corpo de Bombeiros por se tratar de um local muito alto”, frisou Edson Jorge Martins, coordenador da Guarda Ambiental de Niterói.

O coordenador da Defesa Civil coronel Wallace Medeiros explicou que Niterói hoje segue um protocolo específico que une diversos agentes públicos nesse tipo de situação. Além dos agentes, desde o início do curso Niterói Contra Queimadas, em 2015, já foram mais de 230 voluntários capacitados nos chamados Nudecs. As equipes conjuntas também realizam rondas preventivas, monitoramento por drone da Defesa Civil, auxilio da Guarda Municipal e do Grupo Executivo para o Crescimento Ordenado de Preservação das Áreas Verdes (Gecopav).

“Por Niterói seguir os protocolos e estar bem estruturada casos como esses tem sido solucionado com mais rapidez incluindo a união de todos os órgãos e voluntariados e assim evitamos consequências maiores“, afirmou coronel Wallace Medeiros.

Niterói Contra Queimadas

Desde 2014 o programa Niterói Contra Queimadas realiza o monitoramento meteorológico voltado para ameaças de fogo e tem um Plano de Contingências que prevê a ação integrada entre a Defesa Civil Municipal, a Guarda Ambiental, o Corpo de Bombeiros e o INEA, através da administração do Parque Estadual da Serra da Tiririca.

O Programa Niterói Contra Queimadas também prevê parceria com o Corpo de Bombeiros Militares na realização de treinamento de guardas ambientais para o combate às queimadas. Além disso, conta com voluntários capacitados (NUDEC Queimadas) que participaram de cursos voltados para a conscientização, formas de prevenção, monitoramento de balões e apoio às equipes de combate nas grandes ocorrências de queimadas.

Niterói contra queimadas é composto de outras ações, dentre elas:

- O Centro de Monitoramento e Operações da Defesa Civil acompanha constantemente as condições meteorológicas e consequente avaliação do nível de risco para a ocorrência de incêndio em Vegetação.

- Formação de grupos de voluntários capacitados (NUDEC Queimadas) – voluntários participam de curso voltado para a conscientização, formas de prevenção, monitoramento de balões e apoio às equipes de combate nas grandes ocorrências de queimadas. Que hoje conta com 207 voluntários em todo o município.

- Realização de rondas preventivas em áreas vulneráveis previamente mapeadas - interação e conscientização dos moradores. Cada residência vizinha à área de vegetação é catalogada e georreferenciada, proporcionando monitoramento constante. Esse trabalho é feito com voluntários do Nudec Queimadas e secretarias da Prefeitura.

A Prefeitura de Niterói solicita que, caso a população verifique a prática criminosa de queimadas ou demais focos de incêndio em vegetação, entre em contato com o Corpo de bombeiros – 193 e com a Defesa Civil – 199 e Centro Integrado de Segurança Pública ( Cisp) , através do número 153.

Dentro do Sistema, desde 2014 o programa Niterói Contra Queimadas realiza o monitoramento meteorológico voltado para ameaças de fogo e tem um Plano de Contingências que prevê a ação integrada entre a Defesa Civil Municipal, a Guarda Ambiental, o Corpo de Bombeiros e o INEA, através da administração do Parque Estadual da Serra da Tiririca.