Feira Bélgica-Niterói celebra, até domingo, os 110 anos do Campo de São Bento PDF Imprimir E-mail

21/09/2018 – O lançamento de um selo comemorativo e o plantio da árvore símbolo de Niterói marcaram o início, nesta sexta-feira (21), da feira Bélgica-Niterói, que celebra os 110 anos do Parque Prefeito Ferraz, popularmente conhecido como Campo de São Bento. A programação segue até domingo (23), com atrações culturais e gastronômicas para relembrar as histórias do principal parque público da cidade, projetado pelo paisagista belga Arsène Puttemans.

Cerca de vinte alunos da E.M Julia Cortines participaram do plantio de mudas da árvore símbolo de Niterói: o Cambuí. O plantio deu o pontapé inicial ao projeto Verde Que Te Quero Ver, que vai disponibilizar em ruas e áreas de parques, como o Campo de São Bento e os Hortos (Fonseca, Barreto e Itaipu), 240 mudas de árvores listadas como espécies ameaçadas de extinção.

“Esse é um dia muito especial, quando celebramos os 110 anos de uma das áreas verdes mais emblemáticas e queridas de Niterói. É um patrimônio fantástico e, em 2018, estamos implantando uma série de melhorias, como a nova iluminação e a limpeza de rios e lagos, para fazer com que o Campo seja cada vez mais amado pelos niteroienses”, destacou o secretário Executivo de Niterói, Axel Grael.

A secretária municipal de Conservação e Serviços Públicos, Dayse Monassa, e o secretário municipal de Fazenda, Pablo Villarim, oficializaram, com o superintendente dos Correios, Cleber Isaías Machado, o lançamento do selo comemorativo de 110 anos do Campo. O cônsul-geral da Bélgica no Rio de Janeiro, Jean-Paul Charlier, entregou para a cidade a placa de Patrimônio Belga No Exterior.

“Na Bélgica, apreciamos muito os trabalhos dos nossos emigrantes no exterior. Para nós, é uma maneira de homenagear a nossa cultura, um patrimônio que também é motivo de orgulho”, comentou.

Campanha fotográfica – Durante os três dias de feira, as fotos que estão sendo selecionadas pela campanha #OCampoFaz110 serão exibidas em um telão. A iniciativa convida os niteroienses a compartilhar fotos de memórias no parque. Para participar, basta mandar as imagens para o Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. ou postar, no Instagram, com a hashtag #OCampoFaz110. Até o momento, o projeto já recebeu mais de 300 fotos. O regulamento completo está disponível em: www.niteroi.rj.gov.br/downloads/campo110.pdf.

Programação completa:

22/set – Sábado

10h30 – Trio de Cordas

11h30 – Daniel Santana e Bruno Marques (Bossa Nova e Jazz Instrumental)

13h – Os Smurfs – Teatro Infantil

15h – Workshop Noi Cervejaria

16h30 – Trio Compasso (MPB e Música Brasileira)

17h45 – Camacho Duo de Violão (Elvis Presley, Country & Blues)

19h30 – Thiago Messer e Paula Machado (Pop Rock)

23/set – Domingo

10h30 – Workshop de sabão com óleo de cozinha

11h30 – Workshop de cerveja belga (Gustavo Renha)