Prefeitura de Niterói entrega obra de contenção e anuncia novos investimentos em Santa Bárbara PDF Imprimir E-mail

03/10/2018 – A Prefeitura de Niterói deu início, na manhã desta quarta-feira (03), à revitalização da Praça João Saldanha, em Santa Bárbara, na Zona Norte da cidade. Em visita ao bairro, o prefeito Rodrigo Neves entregou uma obra de contenção na Rua Jandira Pereira e anunciou que, nos próximos dias, será lançada a licitação para contratação de empresa que vai fazer a obra de contenção na Alameda Doutor Custódio Esteves Neto. Para 2019, está prevista ainda a inauguração da Plataforma Urbana Digital de Santa Bárbara.

Entregues esta semana, as intervenções na Rua Jandira Pereira incluíram contenção de encosta com a aplicação de técnicas como cortina atirantada (estrutura de contenção que possui uma parede de concreto armado), sistema de drenagem, calçadas e guarda-corpo. Nos próximos dias, será lançada a licitação para contenção de encosta na Alameda Doutor Custódio Esteves Neto, no valor de R$ 8 milhões. O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, frisou que, desde 2013, nenhuma vida foi perdida em grandes desastres na cidade.

“Nos últimos cinco anos, já realizamos obras de contenção em comunidades como Caramujo, Morro do Bonfim e Morro do Palácio, com investimentos que somam mais de R$ 150 milhões. São obras que não aparecem, mas salvam vidas. Fico feliz de estar aqui entregando essa contenção, anunciando mais uma e assinando a ordem de início para revitalização da praça, um projeto que mexe com a autoestima dos moradores de Santa Bárbara”, disse.

Umas das beneficiadas pela intervenção de contenção será Eni Tomás de Aquino, moradora há 40 anos da Alameda Dr. Custódio Esteves Neto, também conhecida como rua 9.

“Esperamos com muita ansiedade por essa obra. Moro com filhos e netos, por isso para mim será muito importante me sentir em segurança dentro da minha casa”, contou.

A Praça João Saldanha, por sua vez, vai passar por revitalização do chafariz e da academia da terceira idade, cobertura da quadra e colocação de tela protetora, reforma do alambrado e do vestiário e melhoria na iluminação. O secretário municipal de Obras, Vicente Temperini, explica que as obras, com investimentos de aproximadamente R$ 920 mil, devem ser concluídas em oito meses, com previsão de entrega para maio de 2019.

“Essas intervenções fazem parte de um projeto de cidade que recebe investimentos em todos os seus. A Praça João Saldanha fica em uma localização estratégica, perto de escolas e muito frequentada pela população”, comentou.

O bairro de Santa Bárbara ganhará, ainda, uma Plataforma Urbana Digital nos mesmos moldes da que já funciona na Engenhoca, onde crianças e jovens têm acesso a cursos gratuitos e atividades de lazer. A unidade ficará em um terreno que já pertence ao município, bem em frente à futuramente revitalizada Praça João Saldanha. A construção começará ainda este ano e a inauguração está prevista para o segundo semestre de 2019.