Evento Federal Kids, em Niterói, alerta sobre a pedofilia PDF Imprimir E-mail

14/10/2018 – Nem mesmo o tempo nublado desanimou as duas mil pessoas que participaram, neste domingo (14), da 8ª edição da Federal Kids, corrida e caminhada realizada na Praça do Radioamador, em São Francisco, na Zona Sul de Niterói. A ação, que acontece em vários municípios do Estado do Rio de Janeiro, tem como objetivo alertar a população sobre o crime de abuso sexual contra crianças e adolescentes, com ações de conscientização que fortalecem a união entre pais e filhos.

A abertura contou com a Banda Sinfônica dos Fuzileiros Navais, que executou o Hino Nacional. O coordenador do evento, o delegado federal Clayton Bezerra, saudou os presentes e agradeceu as parcerias que permitiram a realização da Federal Kids em Niterói.

“A pedofilia é um crime que vem crescendo exponencialmente, principalmente com o auxílio da internet. Por não existir um perfil definido, a prevenção é a melhor arma contra este tipo de crime, daí a realização desse evento para colocar em pauta essa discussão. Não posso deixar de agradecer o apoio do prefeito Rodrigo Neves e do secretário municipal de Projetos Estratégicos, Ciência e Tecnologia, Jose Seba, que possibilitaram a realização desta ação”, disse.

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, destacou a importância de ações de combate e prevenção à pedofilia.

“Essa iniciativa é fundamental para a conscientização de pais e responsáveis. Não é uma questão simples. É um crime e precisa ser identificado e denunciado”, alertou Rodrigo Neves.

O ponto alto foi a corrida com pais e filhos unidos por um elástico, divididos em três etapas: as crianças de 0 a 6 anos fizeram um percurso de 600 metros; as de 7 a 10 anos percorreram um trajeto de 1 km e as de 11 a 14 anos correram 1,5 km. Como o importante era competir, todos os participantes foram vencedores, recebendo medalhas.

Também fizeram a alegria da criançada em São Francisco a exposição de obuseiros do 21° GAC  do Exército Brasileiro – um deles foi utilizado na Segunda Guerra Mundial; um blindado anfíbio da Marinha e o do grupamento de mergulhadores munidos de todos os apetrechos; motocicletas Harley Davidson da Polícia Rodoviária Federal; e cães policiais da Polícia Federal, viaturas do Corpo de Bombeiros e um grupamento da Guarda Municipal de Niterói.  O evento também contou com demonstração de primeiros socorros pela equipe da Ecoponte, espaço kids com personagens infantis e show do grupo Violúdico com músicas para crianças e adolescentes.

Programação – A 8° Federal Kids começou na última quinta-feira (11), com uma exposição sobre a temática “Pedofilia, mitos e verdades”, na Estação das Barcas Arariboia, com painéis que mostram estatísticas e dicas de como se prevenir contra o abuso. No dia 31 haverá uma palestra para professores da rede pública.

A ação social Federal Kids é uma iniciativa do Sindicato dos Delegados da Polícia Federal do Estado do Rio de Janeiro (Fenadepol) em parceria com a Prefeitura de Niterói, através da Secretaria Municipal de Projetos Estratégicos, Ciência e Tecnologia. O evento contou com o apoio da Universidade Federal Fluminense, Ecoponte e Niterói Empresa de Lazer e Turismo (Neltur).