Niterói realiza a V Feira Municipal de Ciência e Tecnologia e Inovação da cidade PDF Imprimir E-mail

19/10/2018 – A Prefeitura de Niterói promoveu nesta sexta-feira (19) a V Feira Municipal de Ciência e Tecnologia e Inovação da cidade, no Campo de São Bento, em Icaraí. Durante dois dias serão apresentados trabalhos científicos e culturais de Unidades de Educação da Rede Municipal de Niterói.

O evento faz parte do calendário da cidade e integra a XV Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que este ano tem como temática “Ciência para redução das desigualdades”.

Além das Unidades de Educação da rede pública, participaram também da exposição a Marinha do Brasil, o Museu de Arqueologia, Instituto Vital Brazil, Projeto Aruana, além de outras instituições ligadas à pesquisa e à inovação. As escolas participantes irão concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador, instituído pelo Conselho Municipal da Ciência e Tecnologia.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, comemorada em todo o Brasil, foi instituída por um decreto presidencial no dia 9 de junho de 2004 e tem o objetivo de integrar a ciência e a tecnologia como instrumento de transformação social.

No município de Niterói, a abertura da programação aconteceu no dia 4 deste mês, e contou com uma palestra sobre Mulheres na Ciência. Já na terça-feira, 16, foi a vez do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) realizar na Casa do Conhecimento, do Caminho Oscar Niemeyer, a programação com o tema “Ciência para a Redução das Desigualdades’’.

Durante os dias 16 e 17 foram exibidas, nas escolas da rede, animações produzidas por alunos e professores das unidades. Já na quinta-feira, 25, acontecerá no Teatro Popular a II Feira de Ciências da Educação Jovens e Adultos (EJA).

A Secretária de Educação, Flávia Monteiro, destacou o reconhecimento da mulher no meio cientifico.

“A abertura do Mês da Ciência discutiu os desafios e perspectivas das mulheres atuantes nesta área. A educação e a valorização dessas profissionais são de suma importância para que possamos alcançar um país cada vez mais justo’’, declarou Flávia.

O presidente da FME, Bruno Ribeiro, destacou a temática da Semana Nacional deste ano.

“A ciência e a tecnologia são direcionadas para o aperfeiçoamento do conhecimento humano, o que demonstra a importância de se compartilhar os momentos que serão vivenciados neste evento. Vale destacar que o tema deste ano é de grande relevância por estar relacionada à inclusão e à valorização”, ressaltou Bruno.

Para encerrar a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia será realizado nos próximos dias 26 e 27, o Nit Tech – Evento de Game e Tecnologia, onde serão apresentados trabalhos produzidos por alunos da rede na Oficina de Robótica de 2018. O evento tem como público alvo jovens e adultos interessados em tecnologia, além de um campeonato de games em que serão distribuídos diversos prêmios.